Tratamento fisioterapêutico em esteatonecrose

A fisioterapia pode ser uma opção de tratamento conservador de esteatonecrose

O post de hoje é um relato de caso de uma paciente com esteatonecrose na mama esquerda.

Procurou tratamento em meu consultório para tratar um “caroço” que a incomodava e limitava sua vida.

Segundo informações fornecidas pela paciente, ela recorreu a cirurgia plástica para realizar uma mastoplastia com inclusão de prótese mamária.

Após um período de muita dor e limitação funcional da mama e braço esquerdo e muitas tentativas de tratamentos com medicação e fisioterapia sem sucesso, o médico optou pela retirada da prótese para tentar reverter o quadro de dor.

Após a retirada da prótese a dor não melhorou e o “caroço” não diminuiu. Durante consulta foi apresentado uma ressonância magnética com diagnóstico de ESTEATONECROSE).

A paciente relatava uma imensa decepção com a Cirurgia realizada e com o resultado estético da cirurgia.

Apresentava um histórico de muita dor na mama esquerda, limitação de movimento do ombro esquerdo, diminuição das AVD’s (atividades de vida diária) e laborais.

No momento da consulta, a paciente não tinha esperança de que algum dia a dor fosse eliminada do seu dia a dia, mas achou válido realizar a última tentativa antes de “aceitar” sua condição clínica como definitiva.

O tratamento fisioterapêutico foi desenvolvido tendo como base do tratamento a terapia manual (LTF – liberação tecidual funcional) e conceito maitland.

Após 05 atendimentos a paciente teve alta da fisioterapia apresentando melhora da amplitude de movimento, sem relato de dor e AVD’s totalmente restabelecidas.

Também foi possível, através de uma ecografia, constatar a diminuição do tecido evidenciado na foto (esteatonecrose).

Também houve redução do tamanho do “caroço” à palpação.

Este case, é um pequeno relato dos benefícios que o tratamento fisioterapêutico pode proporcionar aos pacientes após intercorrências e/ou complicações pós-operatória.

A fisioterapia pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes submetidos à cirurgia plástica e contribuir para que o resultado estético seja alcançado.

Aos cirurgiões fica o meu apelo, podemos sim trabalhar juntos para proporcionar qualidade de vida e resultado ao paciente.

A fisioterapia evoluiu muito e há muitas situações que podem ser resolvidas sem uma nova intervenção cirúrgica.

ESTEATONECROSE da mama é um processo patológico que ocorre quando há saponificação localizada  de gordura. É um processo inflamatório benigno que está se tornando cada vez mais comum devido à cirurgia conservadora da mama e aos procedimentos de mamoplastia. (fonte: https://goo.gl/yZaVcM)

Embora, não há relatos na literatura do tratamento fisioterapêutico em esteatonecrose os resultados obtidos foram extremamente satisfatórios. Entretanto, é necessário continuarmos a estudar e para buscarmos mais evidências.

Consulte o fisioterapeuta!!!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.