Marcieli Logo

Blog

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Conheça sobre Fisioterapia Manual em Cirurgia Vascular / Varizes
  • Compartilhe:

Conheça sobre Fisioterapia Manual em Cirurgia Vascular / Varizes

Cirurgia de Varizes x Tratamento Fisioterapêutico

A atuação no pós-operatório de cirurgia vascular, mais especificamente nas cirurgias de varizes, ainda é pouco explorada pelo fisioterapeuta.

As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo, com maior incidência no sexo feminino (SBCV).

As varizes resultam em alterações funcionais importantes como o edema (inchaço) dos membros inferiores (pernas e pés), sensação de peso, dor do tipo “queimação” etc.

Além das alterações mencionadas, quanto maior a gravidade das varizes, maior o comprometimento estético presente.

Dessa forma, o paciente submetido à cirurgia vascular almeja que as alterações funcionais sejam solucionadas e a estética das pernas restabelecida.

Fisioterapia Manual x Pós-operatório de Cirurgia Vascular

Com o tratamento fisioterapêutico manual é possível facilitar todo processo de pós-operatório em cirurgia vascular, otimizando os resultados e minimizando intercorrências e complicações.

O fisioterapeuta que atende à demanda de pós-operatório de cirurgia vascular, deverá atuar de forma global.

Avaliar todas as estruturas que possam estar comprometidas com a intervenção cirúrgica será fundamental para o sucesso do tratamento fisioterapêutico.

Quando o foco do tratamento é o paciente e não a intercorrência apenas (por exemplo: tratar somente o edema presente), a fisioterapia passa a cumprir o seu papel de atuar na promoção de saúde, no diagnóstico precoce e tratamento adequado e por fim, por meio da reabilitação e da redução de incapacidades.

Além disso, atualmente, é uma preocupação do cirurgião vascular proporcionar resultado estético satisfatório com a cirurgia, seja ela menos invasiva ou não, e promover o retorno às atividades diárias o mais breve possível.

A fisioterapia, com sua essência de reabilitação, pode beneficiar o paciente de cirurgia vascular e ajudá-lo a alcançar os objetivos estabelecidos ao ser submetido ao procedimento cirúrgico.

Sendo assim, o tratamento fisioterapêutico torna-se indispensável para aqueles pacientes que desejam uma recuperação efetiva com redução das intercorrências pós-cirúrgicas (edema, equimoses, hematoma, fibrose, retração de cicatriz, dor etc.) e por fim, alcançar o resultado estético idealizado inicialmente.

A atuação fisioterapêutica em cirurgia vascular pode ser iniciada na fase pré-operatória (antes da cirurgia), intraoperatória (durante a cirurgia) e pós-operatória.

A grande maioria dos cirurgiões acabam indicando o tratamento fisioterapêutico somente no pós-operatório, muitas vezes por não conhecer as demais atuações.

A fisioterapia no pós-operatório de cirurgia de varizes precisa ser divulgada e mais explorada pelos fisioterapeutas.

Quanto mais precoce o tratamento é iniciado, mais as intercorrências pós-cirúrgicas podem ser evitadas e/ou controladas e o paciente desfrutará de um pós-operatório menos traumático e mais rápido o resultado estético poderá ser percebido.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Comentários

  • Compartilhe: