Marcieli Logo

Blog

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Uso de modelador no pós-operatório de lipoaspiração
  • Compartilhe:

Uso de modelador no pós-operatório de lipoaspiração

Modelador pós-cirúrgico

O modelador pós-cirúrgico é indicado na maioria das Cirurgias Plásticas Faciais e Corporais. Trata-se de um acessório que auxilia a recuperação do paciente e contribui para alcançar o resultado desejado.

Nas cirurgias de Lipoaspiração, devido ao trauma tecidual causado pela cânula, a cinta é fundamental para controlar o edema e o processo de cicatrização, ou seja, controlar a formação de fibrose.

O bom resultado da cirurgia pode ser alcançado mais precocemente nos pacientes que respeitam o período de uso indicado pelo fisioterapeuta.

Outro ponto importante a ser considerado é a qualidade do modelador que será adquirido.  Investir em um produto de qualidade pode ser determinante para que o mesmo cumpra a sua função.

05 Motivos para usar “cinta modeladora” no pós-operatório de lipoaspiração:

1. Auxilia na redução do edema;

2. Permite que o paciente fique mais seguro ao se movimentar;

3. Reduz a formação de fibrose;

4. Diminui a formação e coleção de líquido abaixo da pele (seroma);

5. Auxilia o paciente a alcançar os resultados obtidos com o procedimento de lipoaspiração.

Como escolher o melhor modelador pós-cirúrgico?

É importante salientar que nem sempre o modelador considerado mais confortável é o mais efetivo. Para produzir o efeito desejado é necessário que o mesmo gere compressão. Produtos com tecidos maleáveis, embora aparentemente mais confortáveis na utilização, infelizmente não exercem a compressão necessária para controlar o processo de cicatrização.

Utilizar modelador de baixa qualidade influenciar no resultado da cirurgia. Os pacientes devem atentar-se para os valores de mercado pois produtos considerados de qualidade nem sempre custarão barato.

Há uma grande variedade de marcas e modelos, sendo que para cada região lipoaspirada há um modelador que atenderá melhor a necessidade do paciente. Para adquirir o modelo correto o paciente deve seguir as orientações do fisioterapeuta.

Erros mais comuns ao usar cinta pós-cirúrgica

          Modelador muito justo

O modelador deve ser justo o suficiente para gerar compressão, ou seja, não deve “garrotear”. Caso isso ocorra, há grandes chances de gerar “marcas” na pele. Infelizmente, na maioria dos casos, essas “marcas” são definitivas. Por isso é essencial o acompanhamento do profissional fisioterapeuta.

            Usar modelador largo

Modelador largo não gera compressão e os benefícios, como redução do edema e menor formação de fibrose, não ocorrem. Desta maneira, a cinta precisa estar justa. Quando a cinta modeladora fica larga, o paciente tem a possibilidade de fazer ajustes e continuar utilizando a mesma  comprada inicialmente. À medida que os ajustes são feitos, ela perde qualidade de compressão. Portanto, com o tempo, é necessário substituir o produto por um novo.

Leia mais sobre pós-operatório e o uso de modelador pós-cirúrgico em http://marcielimartins.com.br/tratamentos/fisioterapia-no-pos-operatorio-de-cirurgia-plastica/

Quer saber mais sobre o uso de modelador no pós-operatório de Lipoaspiração ou qualquer outra Cirurgia Plástica?

Deixe seu comentário será um prazer te auxiliar!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Comentários

  • Compartilhe: