Atividade Física x Cirurgia Plástica

A atividade física é essencial para a manutenção dos resultados obtidos com a Cirurgia Plástica.

Com certeza o maior desejo de quem realiza uma cirurgia plástica, é olhar no espelho e se sentir linda, poder vestir aquelas roupas que estavam guardadas e que um dia lá atrás elas ainda serviam, mas que no momento eram impensáveis.

Porém, como todos sabem, todos os direitos estão associados a alguns deveres, se sentir bem depois de um procedimento cirúrgico e manter os velhos e “maus” hábitos farão com que os seus resultados sejam apagados em poucos meses.

Por isso, essa mudança de hábito é essencial, e digo mais, essa mudança será ainda melhor se já acontecer antes do procedimento cirúrgico.

Quando é realizada uma lipoaspiração ou uma abdominoplastia, as células de gordura são removidas do corpo, e adivinhem o que tem por baixo dessas células? Sim, os músculos, e músculos tonificados mesmo antes da cirurgia já trazem um resultado visual muito mais impactante do que aquela musculatura flácida.

Obviamente que todo o resultado vem de um conjunto de fatores interligados, como alimentação também, ou seja, mesmo que você tenha passado por uma cirurgia que remove as células do tecido adiposo e que dificulte a formação de novas células de gordura, a ingestão excessiva de alimentos gordurosos é suficiente para adicionar alguns quilinhos.

É essencial vigiar a alimentação após a remoção de gordura, pois há uma reação natural do organismo de repor a gordura eliminada, aumentando o apetite.

Mas ok, vamos pensar que você não teve esse preparo pré procedimento, então isso significa que eu não consigo esculpir meu corpo Coach?

Negativo, como já comentamos, é de suma importância que nestes novos hábitos, um deles seja a atividade física regular, quando você realiza uma atividade física o corpo libera alguns hormônios como as endorfinas, que são analgésicos naturais e um potente regulador de humor, o GH (hormônio do crescimento) um potente agente anabólico, que estimula o crescimento tecidual, cartilaginoso e ósseo e também as Catecolaminas (Adrenalina e Noradrenalina) que fazem com que haja um aumento na taxa metabólica e consequentemente aumento no gasto energético do corpo, ótimo para quem quer perder uns quilinhos.

 Entretanto, durante o pós-operatório é preciso respeitar o período de repouso indicado pelo médico cirurgião, de forma que os exercícios não interfiram negativamente nos resultados. Assim, evita-se o rompimento de pontos, deslocamento de próteses, sangramentos e até mesmo a necessidade de uma nova intervenção.

Após a retirada dos pontos, que costuma ocorrer entre uma e duas semanas, o paciente pode dar início as atividades físicas leves, como andar de bicicleta ou fazer caminhadas. A volta as práticas esportivas devem ser feitas gradualmente, sempre seguindo a recomendação médica e segundo a supervisão de um profissional de educação física.

Por fim, lembre-se que a prática de atividades físicas somente poderá potencializar o resultado de uma cirurgia plástica, caso as orientações do seu médico sejam respeitadas. É muito importante ficar atenta aos prazos estabelecidos para não comprometer o procedimento e retornar à rotina de exercícios “antes da hora”.


Leonardo Dambiscki

Fitness and Life Coach

CREF 013649 – G/PR

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.