Marcieli Logo

Blog

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Atividade Física x Cirurgia Plástica
  • Compartilhe:

Atividade Física x Cirurgia Plástica

A atividade física é essencial para a manutenção dos resultados obtidos com a Cirurgia Plástica.

Com certeza o maior desejo de quem realiza uma cirurgia plástica, é olhar no espelho e se sentir linda, poder vestir aquelas roupas que estavam guardadas e que um dia lá atrás elas ainda serviam, mas que no momento eram impensáveis.

Porém, como todos sabem, todos os direitos estão associados a alguns deveres, se sentir bem depois de um procedimento cirúrgico e manter os velhos e “maus” hábitos farão com que os seus resultados sejam apagados em poucos meses.

Por isso, essa mudança de hábito é essencial, e digo mais, essa mudança será ainda melhor se já acontecer antes do procedimento cirúrgico.

Quando é realizada uma lipoaspiração ou uma abdominoplastia, as células de gordura são removidas do corpo, e adivinhem o que tem por baixo dessas células? Sim, os músculos, e músculos tonificados mesmo antes da cirurgia já trazem um resultado visual muito mais impactante do que aquela musculatura flácida.

Obviamente que todo o resultado vem de um conjunto de fatores interligados, como alimentação também, ou seja, mesmo que você tenha passado por uma cirurgia que remove as células do tecido adiposo e que dificulte a formação de novas células de gordura, a ingestão excessiva de alimentos gordurosos é suficiente para adicionar alguns quilinhos.

É essencial vigiar a alimentação após a remoção de gordura, pois há uma reação natural do organismo de repor a gordura eliminada, aumentando o apetite.

Mas ok, vamos pensar que você não teve esse preparo pré procedimento, então isso significa que eu não consigo esculpir meu corpo Coach?

Negativo, como já comentamos, é de suma importância que nestes novos hábitos, um deles seja a atividade física regular, quando você realiza uma atividade física o corpo libera alguns hormônios como as endorfinas, que são analgésicos naturais e um potente regulador de humor, o GH (hormônio do crescimento) um potente agente anabólico, que estimula o crescimento tecidual, cartilaginoso e ósseo e também as Catecolaminas (Adrenalina e Noradrenalina) que fazem com que haja um aumento na taxa metabólica e consequentemente aumento no gasto energético do corpo, ótimo para quem quer perder uns quilinhos.

 Entretanto, durante o pós-operatório é preciso respeitar o período de repouso indicado pelo médico cirurgião, de forma que os exercícios não interfiram negativamente nos resultados. Assim, evita-se o rompimento de pontos, deslocamento de próteses, sangramentos e até mesmo a necessidade de uma nova intervenção.

Após a retirada dos pontos, que costuma ocorrer entre uma e duas semanas, o paciente pode dar início as atividades físicas leves, como andar de bicicleta ou fazer caminhadas. A volta as práticas esportivas devem ser feitas gradualmente, sempre seguindo a recomendação médica e segundo a supervisão de um profissional de educação física.

Por fim, lembre-se que a prática de atividades físicas somente poderá potencializar o resultado de uma cirurgia plástica, caso as orientações do seu médico sejam respeitadas. É muito importante ficar atenta aos prazos estabelecidos para não comprometer o procedimento e retornar à rotina de exercícios “antes da hora”.


Leonardo Dambiscki

Fitness and Life Coach

CREF 013649 – G/PR

Comentários

  • Compartilhe: