Prevenção de Trombose Venosa Profunda no pós-operatório

Cuidados pré e pós-operatório podem evitar trombose

A trombose venosa profunda (TVP) consiste na formação de coágulos que impedem total ou parcialmente a passagem do sangue pelas veias profundas, ocorrendo com maior frequência nos membros inferiores.

A embolia ocorre quando parte deste coágulo se desprende e, ao percorrer o sistema circulatório, pode chegar aos vasos pulmonares, dificultando ou impedindo a respiração, podendo ser fatal.

Esses eventos são conhecidos como tromboembolismo venoso (TEV) e são uma das mais temidas complicações em pacientes que se submetem a procedimentos cirúrgicos.

O período pós-operatório, que são os dias subsequentes a um procedimento cirúrgico, é fator de risco conhecido para a ocorrência de TVP.

Isso se deve principalmente a diminuição de mobilidade do paciente (repouso prolongado, dor pós-operatória, uso de talas ou gessos etc.). Alguns cuidados são necessários para se evitar esse desfecho indesejável.

Como prevenir TVP e TEV?

Antes de realizar uma cirurgia é importante estabelecer se o paciente é um candidato de alto, moderado ou baixo risco para trombose.

São consideradas aqui informações tais como idade, doenças pré-existentes (principalmente se já teve algum evento trombótico) e também o porte da cirurgia que se realizará (cirurgias que exigem repouso prolongado ou imobilizações aumentam exponencialmente o risco).

Em alguns casos é recomendada a realização de exame de Ecodoppler, uma ecografia do sistema circulatório, para melhor avaliação de risco. Para os candidatos à cirurgia plástica é recomendado uma avaliação com o Angiologista ou Cirurgião Vascular.

Após essas considerações, seu cirurgião definirá uma conduta de prevenção, com o objetivo de evitar a trombose. Estão disponíveis métodos físicos, como as meias elásticas de compressão, ou ainda a quimioprofilaxia, em que são usadas medicações anticoagulantes. A profilaxia adequada, somada às orientações médicas preventivas com certeza reduzirão significativamente o risco trombótico.

A prevenção do tromboembolismo, com as suas consequências tão indesejáveis, é tão importante quanto a boa técnica cirúrgica para um resultado estético favorável.

A Dra. Denise Xavier é médica formada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular.


Consultório

End: Rua Inácio Lustosa, 1009.

São Francisco – Curitiba/PR

Tel: (41) 3076-7431 / 99814-2666

http://www.rippel.com.br

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.