Pós-operatório: a importância de escolher o profissional que dará continuidade após a cirurgia.

A escolha do profissional que realizará o pós-operatório é tão importante quanto a escolha do cirurgião?

A maioria dos pacientes quando decidem realizar um procedimento cirúrgico, iniciam por escolher o médico que realizará o procedimento.

Muitos consultam um, dois, três…..alguns procuram muitos profissionais antes da escolha final. É fundamental que o paciente tenha empatia e confie no profissional que realizará cirurgia.

Após a definição do médico, inicia-se a preparação para o “grande dia”.  Exames, consulta pré-anestésica, medicamentos, cintas modeladoras, meia anti-trombo, placas, etc.

O check list pré-operatório é longo e muito importante.

Por outro lado, muitos pacientes não se atentam sobre a necessidade e a importância do pós-operatório.

O pós-operatório é a continuidade do procedimento cirúrgico, é no pós-operatório que teremos o sucesso da cirurgia ou não.

Alguns cuidados e condutas pós cirúrgica podem ser essenciais para o resultado almejado com o procedimento.

Os pacientes devem se preocupar ao escolher o profissional que realizará o pós-operatório, assim como,  ocorreu ao definir o cirurgião.

Um pós-operatório bem sucedido possibilita uma recuperação com menos intercorrências, bem como o retorno às AVD’s (atividades de vida diária) e à atividade laboral.

O cirurgião pode ter a técnica perfeita mas se o paciente não tiver um tratamento pós-operatório de qualidade, sem dúvida, a cirurgia poderá ser comprometida.

Por isso, não busquem apenas preço, escolham um profissional capacitado que tenha conhecimento para conduzir o tratamento minimizando as intercorrências e complicações ou tratando-as caso elas aconteçam.

Fisioterapia no pós-operatório

O fisioterapeuta é o profissional capacitado para realizar a Reabilitação. Reabilitar/ recuperar faz parte do exercício profissional do fisioterapeuta. A preocupação desse profissional não deve ser apenas com o resultado estético, mas também com a restauração do paciente como um todo.

Aliviar a dor, minimizar a formação de fibrose, reduzir o edema (inchaço) e as equimoses (áreas roxas), restabelecer os movimentos que estão comprometidos com a cirurgia e permitir que esse paciente retorne à sua vida normal após a realização do procedimento cirúrgico.

Muitas vezes, por se tratar de uma cirurgia “estética”, os pacientes não se atentam que embora os riscos sejam pequenos, eles existem! A maioria das intercorrências  podem ser evitados quando o paciente está sob os cuidados de um médico e um fisioterapeuta preparado para atuar em todas as circunstâncias.

O fisioterapeuta deve trabalhar como parceiro do médico, cada um respeitando os limites de cada profissão, ambos atuando para um bem maior que é a recuperação e o sucesso da cirurgia.

Pense na sua saúde, pense na funcionalidade, pense no resultado estético!

Ninguém pode ter um pós-operatório bem sucedido, tendo um abdômen “chapado” ou uma mama maior /menor mas não conseguir realizar um movimento ou ainda ficar com sequelas estéticas e funcionais.

Invista no tratamento pós-operatório.

Pesquise.

Busque referências.

Escolha um fisioterapeuta habilitado.

Procure qualidade.

Sua cirurgia merece esse cuidado.

A escolha do profissional que realizará o pós-operatório é tão importante quanto a escolha do cirurgião.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

 

 

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.