O tratamento fisioterapêutico no pós-operatório de Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular pode ser iniciado ainda no Centro Cirúrgico?

O tratamento fisioterapêutico evoluiu muito nos últimos anos. A drenagem linfática manual deixou de ser “soberana” e passou a ser questionada em muitas situações no pós-operatório, assim como o uso de ultra-som.

Com o avanço das pesquisas em cicatrização, novas abordagens surgiram como alternativas para a realização de tratamentos efetivos e com número reduzido de atendimentos.

Com isso, viabilizou aos profissionais que atuam no pós-operatório de cirurgia plástica e cirurgia vascular, um processo de recuperação funcional para obtenção de um resultado estético, desmistificando as indicações de 10-20 atendimentos de drenagem linfática e/ou drenagem linfática associada ao ultra-som.

A maior novidade, sem dúvida, é a opção de iniciar com o tratamento ainda em centro cirúrgico. Os benefícios desta abordagem é gerar uma contenção específica com maior efetividade para cada local submetido ao procedimento cirúrgico.
A abordagem fisioterapêutica intraoperatória é feita com a aplicação de bandagem elástica compressiva. A aplicação deve ser feita por um fisioterapeuta que domine a técnica pois a aplicação inadequada pode comprometer o resultado da cirurgia.

O objetivo do tratamento com bandagem elástica compressiva é aproximar os tecidos lesionados controlando todo processo de cicatrização.
É importante frisar que o tratamento proposto pelos profissionais que utilizam bandagem elástica compressiva é diferente de outras técnicas que também utilizam a bandagem elástica, porém com outro foco. Exemplo disso é o taping neuro muscular, linfotaping, kinesiotaping, etc.

A utilização das bandagens logo após o término da cirurgia possibilita um pós-operatório menos doloroso e com menos intercorrências e complicações, pois há uma contenção maior da região operada e assim todo o processo de cicatrização pode ser controlado. Sendo assim é possível minimizar o edema, as equimoses e a formação de cicatrizes excessivas como a fibrose.

O tratamento em centro cirúrgico é uma opção para os cirurgiões e pacientes que desejam otimizar o pós-operatório e o resultado da cirurgia realizada.

Vale lembrar que o tratamento fisioterapêutico intraoperatório é o início de uma conduta baseada na ação das forças mecânicas no tecido cicatricial que será desenvolvida em todo processo de reabilitação fisioterapêutica no pós-operatório.

Informe-se! O pós-operatório evoluiu. A realização de tratamento baseado em drenagem linfática manual e ultra-som não é a melhor conduta a ser adotada por fisioterapeutas que desejam tratar o paciente na sua integralidade, auxiliando na recuperação funcional e no resultado estético almejado.

Invista no pós-operatório. Procure um profissional habilitado.

 


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Crefito 8-135395/F


Consultório

Rua Nunes Machado, 472, sala 801.

Centro – Curitiba – PR.

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.