Fibroses e retrações nas cirurgias de blefaroplastia

Cirurgia de blefaroplastia pode desenvolver fibrose?

Antes de responder essa pergunta, é importante esclarecer o que é blefaroplastia.

Blefaroplastia é a cirurgia destinada à correção da flacidez palpebral, sendo que em alguns casos pode ser associada a retirada das bolsas de gordura da região.

É uma cirurgia que normalmente evolui sem intercorrências ou complicações, não sendo comum os cirurgiões indicarem a atuação fisioterapêutica no pós-operatório desse tipo de cirurgia.

Entretanto, como qualquer procedimento cirúrgico, está suscetível a evoluções com edema (inchaço), equimoses (roxos), fibroses e retrações de cicatriz, cicatrizes hipertróficas, etc.

Tenho recebido com uma certa frequência pacientes com retrações palpebrais e aderências de cicatrizes decorrentes de cirurgias de blefaroplastias, na qual as complicações que apresentam poderiam ter sido evitadas com a atuação fisioterapêutica precoce.

Infelizmente, é frequente o paciente mencionar que não recebeu indicação de tratamento pós-operatório e somente recorreu a um profissional após perceber que com o passar dos dias a região endurecida ou a dificuldade para fechar os olhos não apresentava melhora.

Diante disso, faz-se necessário que a atuação no pós-operatório de blefaroplastias seja amplamente difundida, haja visto que muitos pacientes podem ser beneficiados do tratamento. Ainda assim, o próprio cirurgião tem o benefício de seu paciente ser acompanhado no pós-operatório por um profissional que conduzirá a evolução do quadro a fim de minimizar ou evitar que situações indesejadas aconteçam.

Uma vez que ocorre algum tipo de complicação nesse tipo de procedimento, é fundamental que o fisioterapeuta esteja apto a tratar e consequentemente auxiliar o paciente, minimizando resultados indesejados ou até sequelas, promovendo uma reabilitação adequada.

Retração palpebral e aderências cicatriciais pós-blefaroplastias têm tratamento e deve ser desenvolvido pelo fisioterapeuta.

A terapia manual é sem dúvida um diferencial para os fisioterapeutas que a utilizam no pós-operatório. Com esse tipo de abordagem terapêutica é possível tratar a região devolvendo mobilidade tecidual e consequentemente restauração da funcionalidade.

Investir no tratamento pós-operatório pode fazer a diferença no resultado final da cirurgia.

Faça fisioterapia pós-operatório.


Dra. Marcieli Martins
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.