Marcieli Logo

Blog

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS COLEGAS FISIOTERAPEUTAS
  • Compartilhe:

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS COLEGAS FISIOTERAPEUTAS

Aqueles que verdadeiramente me conhecem sabem que minha vida é norteada pelos bons costumes e fortes princípios, assim como minha carreira profissional está alicerçada na transparência e na ética profissional.

Diante os últimos acontecimentos e em respeito aos colegas fisioterapeutas, faz-se necessário publicar esta nota de esclarecimento se posicionando sobre os burburinhos nas redes sociais, as “fakes news”, a fim de liquidar eventuais dúvidas.

Desde a conclusão da graduação acadêmica tenho me dedicado a especialidade da Fisioterapia Dermatofuncional aplicada ao pós-operatório, lendo artigos, participando de cursos, congressos, workshop, incluindo o curso de LTF ®.

Participei várias vezes do curso de formação de LTF ® e passei a atuar e divulgar a marca LTF ® – Liberação Tecidual Funcional e o conceito que embasa o tratamento, em uma relação de parceria, contribuindo para o fortalecimento da necessária atuação fisioterapêutica no tratamento de pós-operatório.

Entretanto, em maio de 2018, fui advertida quanto ao uso da referida marca em minhas publicações. Na ocasião fui orientada pela proprietária e detentora dos direitos que, então, passasse a utilizar o termo “TERAPIA MANUAL” ou ainda “FISIOTERAPIA MANUAL” no lugar de “Liberação Tecidual Funcional” – LTF ® .

Assim, desde então, atendi a solicitação e imediatamente me desvinculei da marca LTF ® . Passei a adotar simplesmente o termo “Fisioterapia Manual no Tratamento de Fibrose”, para referenciar o conceito aplicado no tratamento de fibrose. Ressalto que as alterações adotadas foram tomadas em reunião com a detentora da marca LTF ® .

Tanto é verdade, que nesse sentido tenho registrado em minhas mensagens inbox do facebook, a seguinte orientação:

Fonte: Messenger da FanPage do Facebook – Dra. Marcieli Martins facebook/marcielimartinsfisioterapia – 29/05/2018

 

Anteriormente a orientação e alinhamento das informações em reunião, e ainda ao lembrete recebido, constava em meu site profissional o seguinte material de divulgação:

Fonte: Site Profissional – www.marcielimartins.com.br em 28/05/2018

A orientação foi atendida. No dia 29/05/2018 solicitei ao responsável pelo gerenciamento de todo material digital do consultório a substituição da sigla LTF ® para FMTF, indicando assim a abreviatura de Fisioterapia Manual no Tratamento de Fibrose.

Imediatamente o gestor do material digital promoveu as alterações em todos os meios de divulgação, atendendo assim a orientação da proprietária da marca já citada.

Fonte: Site Profissional – www.marcielimartins.com.br em 07/06//2018

 

Inobstante, está sendo divulgado em alguns meios de comunicação, tais como o aplicativo de mensagens WhatsApp, que a Dra. Marcieli Martins é responsável pela criação de uma nova técnica, sendo essa uma cópia de técnicas já existentes. Ressalto, aqui, que trata-se de um grande equívoco, ocasionado pelo desconhecimento e desinformação dos profissionais que publicaram tal informação.

Destaca-se que a Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialidade estudada a mais de 20 anos, sendo reconhecido pelo COFFITO desde 2009. O trabalho que desenvolvo reúne todo o conhecimento adquirido em prol da melhoria do tratamento pós-operatório, desenvolvendo, também, um estudo aplicado no pós-operatório de varizes.

Minha intervenção fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgias plásticas continuará sendo realizada com a mesma qualidade e afinco de sempre, e meus pacientes podem ter a certeza da minha dedicação e permanente processo de aprimoramento para melhores resultados.

Aos meus alunos quero dizer que a aprendizagem é um processo que muda o estado do conhecimento de um indivíduo, capacitando-o para uma ação de maior responsabilidade tanto para com a ciência quanto com a aplicação prática do conhecimento, promovendo ganho social e qualidade de saúde no trato clínico dos pacientes pós-operatórios com reconhecimento imediato da importância do fisioterapeuta no pós-cirúrgicos.

Por derradeiro, aproveito o ensejo para declarar a minha eterna gratidão por toda troca e aprendizado que obtive com todos os mestres ao longo dessa caminhada, incluindo aqui a Dra. Mariane Altomare.

Desejo a todos profissionais da área, especialmente aos Fisioterapeutas Dermatofuncionais, sucesso na atividade que exercem com tanta dedicação. Que nossa luta seja constante pela maior valorização da nossa profissão e o reconhecimento que almejamos seja alcançado com o sério, ético e transparente conduta.

Muito obrigada!

Curitiba, 20 de agosto de 2018.

Dra. Marcieli Martins.

Comentários

  • Compartilhe: