Marcieli Logo

Blog

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Benefícios da Fisioterapia no Intraoperatório de Cirurgias Plásticas
  • Compartilhe:

Benefícios da Fisioterapia no Intraoperatório de Cirurgias Plásticas

Você já conhece a atuação do fisioterapeuta no intraoperatório de cirurgias plásticas?

Essa forma de atuação é realizada logo após o término do procedimento cirúrgico. O tratamento consiste na aplicação de bandagem elástica compressiva (também chamado de taping compressivo).

A aplicação imediata dessa bandagem é feita para gerar força de compressão nas áreas que foram descoladas e traumatizadas pela cânula ou bisturi. A técnica é aplicada de forma específica e direcionada para cada procedimento, para atender a necessidade de cada cirurgia de forma personalizada.

Muitos médicos já aderiram a esse procedimento e contam com fisioterapeutas treinados para tal atuação. Atualmente, a técnica é amplamente utilizada em cirurgias de lipoaspiração e mamas.

É importante lembrar que a intervenção não consiste em apenas aplicar a bandagem, o domínio da técnica é fundamental para que o tratamento alcance os benefícios que essa atuação pode promover aos pacientes no pós-operatório.

Entre os benefícios do tratamento intraoperatório podemos destacar:

– redução da dor;

– maior conforto no pós-operatório imediato;

– prevenção de seroma e redução significativa do edema (inchaço);

– pouca ou nenhuma área de equimose (áreas roxas);

– resultado estético precoce;

– retorno precoce às atividades laborais;

– prevenção da formação de fibrose.

Vale enfatizar que o tratamento iniciado nessa fase deve ser continuado pelo fisioterapeuta no pós-operatório para completa condução do processo de cicatrização bem como prevenção e tratamento de intercorrências inerentes ao procedimento.

Os pacientes que se beneficiam do tratamento intraoperatório apresentam uma evolução do processo de cicatrização e recuperação global melhor quando comparado aos pacientes que não realizam o atendimento imediato.

Quer saber mais sobre essa atuação?

Acesse o link http://marcielimartins.com.br/tratamentos/fisioterapia-no-intraoperatorio-de-cirurgia-plastica/ ou mande sua mensagem, será um prazer informar sobre mais uma possibilidade da atuação do fisioterapeuta nas cirurgias plásticas.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional.

Excelência em tratamento pós-operatório de Cirurgias Plásticas, Vasculares e Oncológicas.

Curitiba-PR.

 

Comentários

  • Compartilhe: