Fibrose desaparece?

Como tratar fibrose? Fibrose tem tratamento? Fibrose desaparece??

Você já deve ter ouvido falar que a fibrose desaparece com tempo, mas afinal, isso é verdade?

O processo de cicatrização é a resposta desejada após a ocorrência de uma lesão, seja por cirurgia ou qualquer outro trauma. Quanto maior o comprometimento ou o trauma gerado na região afetada, maior a resposta cicatricial estimulada pelo organismo, potencializando a formação de tecidos de reparo de forma desorganizada.

Durante o período de reparo da lesão, ocorrerá vários processos divididos nas seguintes etapas: homeostasia, inflamatória, proliferativa e remodelamento.

O que são essas fases?

Na fase de homeostasia o organismo se concentra em interromper o sangramento. Esta etapa é fundamental para que as próximas fases do processo cicatricial aconteçam.

Após cessar o sangramento, o que ocorre em aproximadamente 2 horas após a cirurgia/trauma, inicia-se a fase inflamatória. O corpo dará início a um intenso processo celular para cicatrizar a lesão. Em geral essa fase pode durar 4 dias aproximadamente. É caracterizada pelo edema (inchaço), presença de dor, equimoses (áreas roxas) e calor (áreas operadas com aumento de temperatura). É importante enfatizar que quanto maior for a resposta inflamatória maior será a próxima fase, conhecida por proliferativa.

A fase proliferativa atinge o seu pico entre 12 ao 15 dia. Entretanto, havendo estímulo ela pode se estender por meses. É nesse período que a fibrose é instalada. Uma vez que se deseja prevenir o surgimento de regiões com tecidos desorganizados, é fundamental o controle da fase inflamatória.

Por outro lado, se todo processo de cicatrização for conduzido por um profissional qualificado para tal, a proliferação tecidual acontece de forma adequada e gradual. A fibrose gerada será controlada, sem comprometer a estética e a funcionalidade.

Na sequência os tecidos irão se reordenar, atingindo a última fase do processo de cicatrização, conhecida como remodelação. Nesse período o tecido cicatricial progride com a recuperação da região traumatizada.

Estou com 6 meses de pós-operatório, minhas fibroses irão desaparecer?

Alguns profissionais acreditam que com aproximadamente 6 meses a fibrose irá melhorar ou até mesmo desaparecer. Infelizmente não é verdade. Se este tecido estiver muito desorganizado, preso, repuxando, com o passar dos meses ele não apresentará melhora. Uma vez constituída e instaurada, a fibrose não sofrerá alteração, ou seja, a fibrose não desaparece.

O tratamento adequado proporciona uma reorganização na região que apresenta fibrose, corrigindo o resultado estético e funcional da área afetada. Histologicamente (dentro do tecido) ele continuará a ter características fibróticas embora o paciente não apresente comprometimento estético.

O que devo fazer para não minha cirurgia comprometida?

É fundamental investir em um tratamento fisioterapêutico especializado, sendo a melhor alternativa para se alcançar resultados estéticos e funcionais.

Quanto mais precoce a fibrose for tratada, melhor será o resultado final da cirurgia e o paciente será exposto a menor sofrimento.

 

Invista na sua cirurgia!

Faça fisioterapia!

 

Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Crefito 8 – 135395/F

Tratamento especializado em pós-operatório e tratamento de fibroses e aderências cicatriciais.

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.