Marcieli Logo

Tratamento

Fisioterapia no pós-operatório de laparotomia

O que é laparotomia?

“Láparos” vem do grego e significa abdômen. Laparotomia é a cirurgia que incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Laparoscopia é uma maneira de olhar dentro do abdômen através de uma pequena incisão por onde se introduz uma lente que é o Laparoscópio. Fonte: Abc da Saúde.

Como a fisioterapia pode ajudar no pós-operatório de laparotomia?

O papel da fisioterapia no pós-operatório é conduzir o processo de cicatrização para evitar aderência/retração de cicatriz e manter a mobilidade da pele próxima à região afetada.

Infelizmente, a laparotomia resulta em uma cicatriz extensa e fora das linhas de tensões da pele, ou seja, uma cicatriz com maior tendência a ficar inestética.

A estética da cicatriz fica comprometida, principalmente, pela localização da incisão (fora da linha de tensão da pele) e quando a cicatriz adere (“gruda”), fica comprometida a mobilidade dela, que resulta na maioria dos casos em cicatriz hipertrófica e/ou aderência.

Iniciando o tratamento fisioterapêutico precocemente, via técnicas manuais e bandagens elásticas, mantem-se a mobilidade da pele (reduzindo a aderência de cicatriz e fibrose). Desta maneira, a cicatriz fica sem sofrer a ação dos tecidos adjacentes, permitindo que evolua sem grandes comprometimentos estéticos.

Quando iniciar o tratamento após a laparotomia?

O tratamento fisioterapêutico deve ser iniciado o mais precoce possível, se possível em 2 a 03 dias de pós-operatório. Atuando na fase inicial do processo de cicatrização é possível minimizar a aderência/retração de cicatriz e contribuir para que a cicatriz  e a região adjacente tenha um aspecto mais normal.

A aderência de cicatriz pode causar dor?

Sim. A aderência de cicatriz gera uma restrição do movimento da pele e em casos mais graves pode comprometer a função muscular e a amplitude de movimento. A atuação preventiva é a melhor conduta a ser realizada, por isso, é indicado iniciar o tratamento fisioterapêutico no pós-operatório imediato.

Quantos atendimentos fisioterapêuticos são necessários após a laparotomia?

O número de atendimentos será determinado após consulta. Tudo dependerá do tempo de pós-operatório e da evolução do processo de cicatrização.

Agende sua Consulta!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

  • Compartilhe: