Marcieli Logo

Tratamento

Shielding Scars (protegendo as cicatrizes)

Cicatrizes

Cicatriz “perfeita” é o maior desejo dos pacientes que se submetem à cirurgia de mastoplastia/mastopexia, abdominoplastia, lifting de face/face lift/ritidoplastia, cesárea, laparostomia entre outras cirurgias.

No entanto, uma boa cicatriz envolvem vários fatores como:

– Habilidade do cirurgião;

– Técnica cirúrgica escolhida;

– Fios utilizados para sutura;

– Cicatrização fisiológica (cada paciente tem as suas características);

– Hábitos do pacientes (cigarro, álcool, etc);

– Cuidados com higienização da cicatriz;

– Cuidados que devem ser realizados no pós-operatório (recomenda-se seguir todas as orientações do médico e do fisioterapeuta).

Fisioterapia x Cicatrizes

O fisioterapeuta deve se preocupar com a estética  e a funcionalidade (mobilidade) da cicatriz e fazer uso dos tratamentos fisioterapêuticos para alcançar esses resultados.

Com a fisioterapia manual, todo tratamento  será desenvolvido para manter a cicatriz  e região adjacente a cicatriz em equilíbrio para favorecer a cicatrização fisiológica.

Em casos de deiscência de sutura (abertura dos pontos), o fisioterapeuta pode desenvolver um tratamento para acelerar o processo de cicatrização, utilizando-se de recursos com eletroterapia ou terapia manual.

O que é Shielding Scars (protegendo as cicatrizes)?

Controlar as forças mecânicas que envolvem a cicatriz é fundamental para que ela evolua sem intercorrências, possibilitando uma cicatrização “bonita”.

Para isso, o fisioterapeuta deve tratar todo o tecido adjacente com a finalidade de equilibrar as forças mecânicas (principalmente a força de tração).

O equilíbrio de uma cicatriz com o tecido adjacente envolvido é essencial para alcançar uma cicatriz de qualidade estética e sem comprometimento funcional.

Essa abordagem utiliza-se de bandagens elásticas associadas à terapia manual para prevenção de deiscências, cicatrizes alargadas e/ou hipertróficas.

O tratamento pode ser desenvolvido para qualquer tipo de cicatriz, mediante avaliação prévia.

Agende uma consulta e saiba mais!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

  • Compartilhe: