Marcieli Logo

Tratamento

Fisioterapia Manual no Tratamento de Fibrose

Você sabia que a fisioterapia manual apresenta excelentes resultados para o tratamento de fibrose?

Fibrose tem tratamento!

O que é fibrose?

A fibrose é caracterizada pelo excesso de tecido de cicatrização, sendo esse o resultado de um trauma ou dano tecidual, ocasionando ainda uma redução de mobilidade do tecido no local operado. Normalmente, a fibrose é percebida devido ao aspecto que ela apresenta como irregularidades e rigidez superficial.

Após a realização de qualquer procedimento cirúrgico tais como cirurgias plásticas, oncológicas, vasculares, ortopédicas, cesáreas entre outras, o organismo inicia o processo de cicatrização das lesões resultantes da intervenção cirúrgica.

É sabido que a resposta cicatricial é proporcional ao trauma cirúrgico. Sendo assim, quanto maior a intervenção gerada pelo processo cirúrgico, maior e mais intenso será o processo de cicatrização. Esse processo ocorre de forma desorganizada, resultando na formação de fibroses.

A presença da fibrose no pós-operatório, embora seja uma resposta fisiológica, apresenta consequências estéticas e funcionais que necessitam ser tratadas. Na maioria das vezes causam dor, restrição de mobilidade da estrutura operada e regiões adjacentes, edema (inchaço) persistente, comprometimento do resultado cirúrgico e consequentemente frustração com o procedimento realizado.

Fisioterapia no tratamento de fibrose

É importante ressaltar que fisioterapia dispõem de recursos para contribuir com resolução dessa intercorrência, sendo que a atuação do fisioterapeuta consiste em reunir todo conhecimento adquirido ao longa de sua formação como profissional da reabilitação para promover a recuperação desses pacientes pós-operados.

A fisioterapia manual tem se apresentado como uma excelente alternativa de tratamento de fibrose. Com o objetivo de favorecer a reorganização do tecido fibrótico sem gerar nenhum estímulo ou síntese de colágeno, contribui com a restauração da funcionalidade e com o resultado estético final.

Fibrose tem tratamento e a associação de recursos fisioterapêuticos manuais, taping (bandagem elástica), adaptações de cintas modeladoras e placas de contenção pós-cirúrgicas, aliado a orientações corretas, tem se apresentado como uma alternativa efetiva de tratamento.

A reabilitação consiste em reunir recursos fisioterapêuticos que possibilitem a resolução da fibrose, sendo obtido resultados satisfatórios com um número reduzido de atendimentos. A frequência do tratamento é determinada após consulta fisioterapêutica, podendo ser realizada semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente.

Tem fibrose? Consulte um fisioterapeuta que atue dentro dos princípios da fisioterapia manual.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

  • Compartilhe: