06 Mitos sobre Drenagem Linfática Manual no Pós-operatório de Cirurgia Plástica

O pós-operatório x Sucesso da Cirurgia Plástica

Planejar a realização de uma cirurgia plástica envolvem várias etapas. Quando se fala em pós-operatório de Cirurgia Plástica a drenagem linfática pós-operatória é normalmente a técnica mais lembrada.

Para desmistificar essa ideia abaixo está listado 06 mitos sobre drenagem linfática no pós-operatório. Entender alguns conceitos será fundamental para que o paciente possa ser mais crítico ao escolher um profissional para realizar o tratamento pós-operatório de Cirurgia Plástica.

1. Drenagem linfática trata fibrose;
2. Drenagem linfática evita fibrose;
3. Drenagem linfática é imprescindível para o tratamento do pós-operatório;
4. Drenagem linfática deve ser feita todos os dias;
5. Drenagem linfática dói;
6. Drenagem linfática deve ser feita por no mínimo 10 atendimentos;

Muitos dos 06 mitos listados acima ainda são critérios que alguns Cirurgiões e Fisioterapeutas utilizam para recomendar a drenagem linfática no pós-operatório.

A drenagem linfática manual é uma técnica excelente para redução do edema (inchaço), entretanto, atendimentos pós-operatórios desenvolvidos apenas com Drenagem linfática são ineficientes pois, quando é realizado uma Cirurgia Plástica o edema é apenas uma das características que o paciente apresentará no pós-operatório.

Para potencializar os resultados e minimizar intercorrências como fibroses, deiscências, edema persistente, dor, restrição de movimentos articulares, etc, é necessário um tratamento de reabilitação pós-cirúrgica desenvolvido por um fisioterapeuta. Diante do exposto, com a terapia manual adaptada à atuação pós cirúrgica, todo processo de cicatrização pode ser conduzido para que o pós-operatório evolua com o menor índice de intercorrências e dessa forma, o resultado estético proposto pelo cirurgião seja atingido. Nesse conceito, todas as alterações presentes são tratadas, promovendo um pós-operatório menos doloroso e uma reabilitação mais efetiva.

LTF é um conceito de tratamento manual específico para fibroses e aderências que respeita os princípios da mecanobiologia e neurofisiologia dos tecidos cicatriciais. O conceito pode ser aplicado para prevenir fibroses (pós-operatório imediato) e para tratar fibroses (pós-operatório tardio). Atualmente é considerada pelos especialistas no assunto como o melhor tratamento para fibroses e aderências.

O pós-operatório conduzido pelo fisioterapeuta utilizando técnicas e conceitos manuais é mais rápido e efetivo. Em média 08 atendimentos o paciente está reabilitado e pronto para retornar às suas atividades. A frequência dos atendimentos é determinada pelas condições clínicas que o paciente se encontra. Em condições habituais, o paciente é atendido no máximo 02 vezes durante primeira semana de pós-operatório. Nas semanas subsequentes o número de atendimentos é reduzido e o intervalo entre os atendimentos é aumentado conforme a evolução de cada paciente.
Os profissionais que atuam com o conceito defendido pela técnica de Liberação tecidual funcional contraindicam o uso de equipamentos de eletroterapia como Ultra-som, Radiofrequência, Carboxiterapia, entre outros no pós-operatório imediato e tardio.

O sucesso da cirurgia plástica depende de um pós-operatório bem desenvolvido.

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.