08 dicas para o pós-operatório de lipoaspiração

O pós-operatório pode ser determinante para o sucesso da lipoaspiração

1. Evitar banho quente nos primeiros dias de pós-operatório

O calor (banho quente ou bolsas de água quente) não são indicados no pós-operatório imediato ou enquanto houver sinais de fase inflamatória*. O calor aumenta a circulação local, pois faz vasodilatação e, consequentemente, aumenta o inchaço.

*O processo de cicatrização é didaticamente subdividido em três fases (fase inflamatória, proliferativa e remodelamento). Porém, muitas vezes, essas fases se sobrepõem e ocorrem simultaneamente.

Fase inflamatória: fase exsudativa com duração entre 01 e 04 dias (a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão). É caracterizada por dois processos que buscam limitar a lesão tecidual: a hemostasia e a resposta inflamatória aguda. Corresponde à ativação do sistema de coagulação sanguínea e à liberação de mediadores químicos (fator de ativação de plaquetas, fator de crescimento, serotonina, adrenalina e fatores de complemento). Nessa fase, a ferida/lesão pode apresentar edema, vermelhidão e dor. (Fonte: https://goo.gl/87qBLG)

2. Não se expor ao sol

A áreas roxas se apresentam pela presença de sangue infiltrado na pele. A exposição solar deve ser evitada, principalmente, pela presença de equimoses (áreas roxas conhecidas como hematomas). A exposição ao sol pode gerar manchas escuras nessas regiões, independentemente, se as áreas já estão esverdeadas ou amareladas.

3. Usar filtro solar

Após 30 dias, caso o paciente necessite se expor ao sol, é imprescindível o uso de filtro solar mesmo que as equimoses (áreas roxas) não estejam mais presentes.

4. Movimente-se!

Na lipoaspiração não há restrição de movimentos, somente deve se evitar a realização de exercícios intensos.

5. Não realizar atividade física sem liberação

Em média 30 dias é o mínimo recomendado para retornar às atividades físicas. Se o paciente fez a lipoaspiração associada a outro procedimento como mama ou abdominoplastia, o retorno às atividades físicas pode demorar um período maior (consulte o cirurgião).

6. Repousar nos primeiros dias de pós-operatório

Repouso nos primeiros dias ajuda na recuperação do paciente após a lipoaspiração. Repouso não significa passar o dia deitado sem se movimentar. O movimento realizado com orientação fisioterapêutica é importante para acelerar a recuperação. Se o paciente realizou apenas lipoaspiração, não há restrições com relação à postura para dormir. Escolha o que for mais confortável. Durma bem (tente).

7. Usar cinta modeladora e placas pós-operatórias de qualidade

O uso da cinta modeladora é fundamental para o resultado da cirurgia. A cinta e as placas auxiliam na redução do edema e formação da fibrose. Adquira cinta de qualidade e a ajuste quando necessário. O fisioterapeuta saberá orientar qual o melhor modelo de modelador e placas de acordo com as regiões que serão “lipadas”.

8. Tratamento pós-operatório com fisioterapeuta

O tratamento fisioterapêutico, em fase intraoperatório e/ou pós-operatório, é imprescindível para conduzir o processo de cicatrização, minimizar a dor e a formação da fibrose. A fisioterapia deve ser iniciada o mais precoce possível. Utilize os mesmos critérios adotados para a escolha do cirurgião plástico. O pós-operatório é a continuidade da cirurgia e o sucesso dela depende de um pós-operatório efetivo e de qualidade.

Ótima recuperação!

Quer saber mais? Escreva para mim!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.