Conheça sobre Fisioterapia Manual em Cirurgia Vascular / Varizes

Cirurgia de Varizes x Tratamento Fisioterapêutico

A atuação no pós-operatório de cirurgia vascular, mais especificamente nas cirurgias de varizes, ainda é pouco explorada pelo fisioterapeuta.

As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo, com maior incidência no sexo feminino (SBCV).

As varizes resultam em alterações funcionais importantes como o edema (inchaço) dos membros inferiores (pernas e pés), sensação de peso, dor do tipo “queimação” etc.

Além das alterações mencionadas, quanto maior a gravidade das varizes, maior o comprometimento estético presente.

Dessa forma, o paciente submetido à cirurgia vascular almeja que as alterações funcionais sejam solucionadas e a estética das pernas restabelecida.

Fisioterapia Manual x Pós-operatório de Cirurgia Vascular

Com o tratamento fisioterapêutico manual é possível facilitar todo processo de pós-operatório em cirurgia vascular, otimizando os resultados e minimizando intercorrências e complicações.

O fisioterapeuta que atende à demanda de pós-operatório de cirurgia vascular, deverá atuar de forma global.

Avaliar todas as estruturas que possam estar comprometidas com a intervenção cirúrgica será fundamental para o sucesso do tratamento fisioterapêutico.

Quando o foco do tratamento é o paciente e não a intercorrência apenas (por exemplo: tratar somente o edema presente), a fisioterapia passa a cumprir o seu papel de atuar na promoção de saúde, no diagnóstico precoce e tratamento adequado e por fim, por meio da reabilitação e da redução de incapacidades.

Além disso, atualmente, é uma preocupação do cirurgião vascular proporcionar resultado estético satisfatório com a cirurgia, seja ela menos invasiva ou não, e promover o retorno às atividades diárias o mais breve possível.

A fisioterapia, com sua essência de reabilitação, pode beneficiar o paciente de cirurgia vascular e ajudá-lo a alcançar os objetivos estabelecidos ao ser submetido ao procedimento cirúrgico.

Sendo assim, o tratamento fisioterapêutico torna-se indispensável para aqueles pacientes que desejam uma recuperação efetiva com redução das intercorrências pós-cirúrgicas (edema, equimoses, hematoma, fibrose, retração de cicatriz, dor etc.) e por fim, alcançar o resultado estético idealizado inicialmente.

A atuação fisioterapêutica em cirurgia vascular pode ser iniciada na fase pré-operatória (antes da cirurgia), intraoperatória (durante a cirurgia) e pós-operatória.

A grande maioria dos cirurgiões acabam indicando o tratamento fisioterapêutico somente no pós-operatório, muitas vezes por não conhecer as demais atuações.

A fisioterapia no pós-operatório de cirurgia de varizes precisa ser divulgada e mais explorada pelos fisioterapeutas.

Quanto mais precoce o tratamento é iniciado, mais as intercorrências pós-cirúrgicas podem ser evitadas e/ou controladas e o paciente desfrutará de um pós-operatório menos traumático e mais rápido o resultado estético poderá ser percebido.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.