A Importância da Fisioterapia Respiratória nas Cirurgias Abdominais

A fisioterapia respiratória é uma importante etapa nas cirurgias abdominais

Dentre as principais cirurgias plásticas abdominais podemos citar a abdominoplastia ou dermolipectomia e a lipoaspiração, indicadas principalmente para correção estética e funcional do abdômen.

A abdominoplastia consiste na remoção de gordura localizada no abdômen inferior e retirada do excesso de pele da mesma região, e em alguns casos, a lipoaspiração pode ser associada. Porém, mesmo com o avanço das técnicas cirúrgicas os pacientes podem apresentar complicações intraoperatórias e pós-operatórias.

No período pós-operatório, uma das possíveis complicações observadas é a alteração da função pulmonar. Fatores como tempo de anestesia, medicações utilizadas durante o procedimento cirúrgico, incisão da parede abdominal, imobilização no leito após a cirurgia, distensão abdominal e dor estão entre os fatores determinantes para as complicações pulmonares.

A principal alteração da função pulmonar é a redução dos volumes e capacidades pulmonares, redução que pode chegar a 50% quando comparado aos valores pré-operatórios. A normalização dos volumes e capacidades pulmonares pode variar entre 14 a 30 dias após a cirurgia. Outro fator associado a complicações respiratórias é a redução do esforço de tosse, o que pode levar ao acúmulo de secreções nas vias aéreas prejudicando a troca gasosa e aumentando o esforço respiratório.

A presença de complicações pulmonares como atelectasias, pneumonia, derrame pleural e tromboembolismo pulmonar (TEP), estão associadas ao aumento da morbimortalidade no pós-operatório, tempo prolongado de internação e custos relacionados ao tratamento elevados.

Para prevenir essas alterações e possíveis complicações no pós-operatório a fisioterapia respiratória deve ser empregada no período que antecede a cirurgia. Nesse período, o fisioterapeuta deverá realizar a avaliação da mecânica pulmonar e avaliação da capacidade funcional com testes simples e de baixo custo. Como parte da intervenção pré-operatória, os exercícios respiratórios e treino da musculatura respiratória, quando indicada, devem ser aplicados, além dos exercícios globais para melhora da capacidade física. A prática dos exercícios respiratórios no período pré-operatório diminui o risco de complicações no pós-operatório.

No período pós-operatório a fisioterapia deverá ser iniciada precocemente, exercícios e manobras de reexpansão pulmonar durante a hospitalização melhoram a mecânica respiratória, a oxigenação e auxiliam no mecanismo de tosse, promovendo a higiene brônquica e prevenindo o aparecimento de complicações pulmonares.

A cinesioterapia no pós-operatório é essencial, pois trata o paciente de forma global, estimulando a movimentação ativa, melhorando a capacidade física e pulmonar. A orientação quanto à manutenção dos exercícios após alta hospitalar é de suma importância para a recuperação e prevenção de complicações respiratórias e musculoesqueléticas, principalmente por posturas que deverão ser mantidas no período pós-operatório de abdominoplastia.

A frequência e duração da fisioterapia respiratória são avaliados caso a caso, de acordo com a necessidade de cada paciente e avaliação pré-operatória. Na literatura encontramos vários estudos que mostram que a intervenção fisioterapêutica precoce, tanto no período pré quanto pós-operatório, minimiza as alterações da função pulmonar, reduz as complicações respiratórias e melhora a capacidade física no pós-operatório.


Dra. Marina Lazzari Nicola
Especialização em Clínica Médica pela UNIFESP
Mestre em Ciências pela FMUSP
Fisioterapeuta no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.