Benefícios da Fisioterapia no Intraoperatório de Cirurgias Plásticas

Você já conhece a atuação do fisioterapeuta no intraoperatório de cirurgias plásticas?

Essa forma de atuação é realizada logo após o término do procedimento cirúrgico. O tratamento consiste na aplicação de bandagem elástica compressiva (também chamado de taping compressivo).

A aplicação imediata dessa bandagem é feita para gerar força de compressão nas áreas que foram descoladas e traumatizadas pela cânula ou bisturi. A técnica é aplicada de forma específica e direcionada para cada procedimento, para atender a necessidade de cada cirurgia de forma personalizada.

Muitos médicos já aderiram a esse procedimento e contam com fisioterapeutas treinados para tal atuação. Atualmente, a técnica é amplamente utilizada em cirurgias de lipoaspiração e mamas.

É importante lembrar que a intervenção não consiste em apenas aplicar a bandagem, o domínio da técnica é fundamental para que o tratamento alcance os benefícios que essa atuação pode promover aos pacientes no pós-operatório.

Entre os benefícios do tratamento intraoperatório podemos destacar:

– redução da dor;

– maior conforto no pós-operatório imediato;

– prevenção de seroma e redução significativa do edema (inchaço);

– pouca ou nenhuma área de equimose (áreas roxas);

– resultado estético precoce;

– retorno precoce às atividades laborais;

– prevenção da formação de fibrose.

Vale enfatizar que o tratamento iniciado nessa fase deve ser continuado pelo fisioterapeuta no pós-operatório para completa condução do processo de cicatrização bem como prevenção e tratamento de intercorrências inerentes ao procedimento.

Os pacientes que se beneficiam do tratamento intraoperatório apresentam uma evolução do processo de cicatrização e recuperação global melhor quando comparado aos pacientes que não realizam o atendimento imediato.

Quer saber mais sobre essa atuação?

Acesse o link https://marcielimartins.com.br/tratamentos/fisioterapia-no-intraoperatorio-de-cirurgia-plastica/ ou mande sua mensagem, será um prazer informar sobre mais uma possibilidade da atuação do fisioterapeuta nas cirurgias plásticas.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional.

Excelência em tratamento pós-operatório de Cirurgias Plásticas, Vasculares e Oncológicas.

Curitiba-PR.

 

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.