Realizar uma cirurgia plástica e alcançar um resultado de sucesso é o sonho das pessoas que recorrem à cirurgia plástica.
Para facilitar a compreensão da importância de alguns cuidados, elaborei 15 dicas para um pós-operatório de sucesso.
1. Iniciar a fisioterapia o mais precoce possível, dê preferência ao intraoperatório;
2. Usar cinta modeladora pelo tempo solicitado pelos profissionais que estão acompanhando o pós-operatório;
3. Fazer uso da medicação prescrita pelo cirurgião;
4. Usar as placas de contenção conforme orientação do fisioterapeuta e do cirurgião;
5. Manter dieta balanceada (consulte um nutricionista);
6. Praticar atividade física após liberação para manutenção do resultado da cirurgia plástica.
7. O exercício pode ser uma ferramenta utilizada pelo fisioterapeuta para otimizar o pós-operatório, bem como para auxiliar no alívio da dor, na redução do inchaço e na restauração dos movimentos globais.
8. Investir na fisioterapia manual no pós-operatório pode ser determinante para o sucesso na cirurgia. O tratamento manual objetiva a condução do processo de cicatrização, auxiliando na redução do inchaço e na prevenção da fibrose.
9. Realizar drenagem linfática manual não é sinônimo de reabilitação fisioterapêutica no pós-operatório.
10. Realizar a drenagem linfática manual isolada não previne fibrose e muito menos trata fibrose.
11. A bandagem (taping) elástica compressiva possibilita resultados surpreendentemente;
12. Não, o paciente não tem que realizar no mínimo 10 ou 20 atendimentos e muito menos não precisa realizar todos os dias ou 3 vezes por semana.
13. A fisioterapia realizada de forma personalizada a cada paciente e cirurgia favorece a recuperação com poucos atendimentos (5-8 atendimentos).
14. Prevenção é sempre a opção mais efetiva e que menos onera o bolso do paciente. Por isso a importância de pesquisar sobre o tratamento a ser realizado. Da mesma forma deve ser feito com o profissional que será responsável pela reabilitação.
15. SBCP(Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) recomenda que o pós-operatório seja realizado pelo fisioterapeuta. Vale lembrar que não existe o título Especialista em Pós-operatório. A especialidade que contempla o pós-operatório é a Fisioterapia Dermatofuncional. Portanto, busque profissionais especialista no site da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF), órgão responsável pela elaboração e emissão de títulos com o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).
Invista na sua cirurgia.
Faça fisioterapia.
Dra. Marcieli Martins
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional