Está com fibrose? já realizou inúmeros atendimentos? Como tratar?
Muita calma! Fibrose tem tratamento.
Tratamento de fibrose é possível, entretanto, é fundamental nesse momento identificar os possíveis erros que estão sendo cometidos e buscar tratamento especializado. Para isso, elabore 6 erros comuns ao tratar fibrose pós lipoaspiração.
1 – Realizar apenas drenagem linfática manual
A drenagem linfática é a técnica mais conhecida e utilizada no pós-operatório. No entanto, isso não significa que a mesma seja opção terapêutica. Tratamentos baseados apenas em drenagem linfática manual são ineficazes pois somente o inchaço estará sendo tratado e alterações como fibroses e aderências que podem comprometer o resultado final da cirurgia são ignorados.
2 – Realizar atendimentos diários
O tratamento fisioterapêutico pode ser conduzido com 1 ou 2 atendimentos por semana. Dependerá muito das técnicas que serão associadas. A fisioterapia especializada preconiza qualidade e não quantidade.
3- Associar o uso de equipamentos que estimulam colágeno
Fibrose é sem dúvida a maior causa de insatisfação e comprometimento do resultado cirúrgico. Vale lembrar que é resultado do excesso na deposição do colágeno. Utilizar equipamentos que geram síntese (estímulo de colágeno) só potencializará a formação da fibrose ou até mesmo favorecerá que o pós-operatório seja “arrastado” por 20-30-40 atendimentos, onde na maioria das vezes persistindo as fibroses.
4- Realizar técnicas de massagens vigorosas durante o tratamento de fibrose
Já foi o tempo que tratar fibrose precisava de força. Com os estudos mais recentes já sabemos que tratar fibrose exige técnica e sensibilidade do profissional. Fuja de tratamentos e profissionais que querem “tirar” a fibrose na força.
5– Acreditar que quanto maior o número de atendimentos melhor será o tratamento de fibrose
Qualidade não significa quantidade. Tratamentos de qualidade e específico pode ser desenvolvido em poucos atendimentos. Para obtermos o resultado esperado, com a total satisfação do paciente, é necessário um plano de atendimento entre 5 e 8 sessões.
6– Realizar protocolos de tratamentos pré-estabelecidos
Cada atendimento deve atender às necessidades do procedimento realizado. Assim como a cada paciente é realizado um procedimento personalizado com a fisioterapia não deve ser diferente. Fuja de vendas de técnicas e equipamentos. Realize reabilitação fisioterapêutica pois felizmente a reabilitação envolve muito mais do que uma técnica e sim uma associação de recursos para alcançar a completa recuperação e o resultado cirúrgico.
Invista na sua cirurgia!
Faça fisioterapia!
Ficou alguma dúvida?
Deixe o seu recado, será um prazer contribuir!
Dra. Marcieli Martins
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional
Rua Nunes Machado, 472, sala 801.
Centro – Curitiba/PR.
Cel: (41) 9 9999-8278.