Alimentos para cicatrização após cirurgia

Você sabia que a alimentação pode influenciar a cicatrização?

Além dos cuidados com o pré-operatório, é de fundamental importância, que existam cuidados com o pós-operatório, afinal, nosso corpo estará passando por mudanças e precisamos ajudá-lo na recuperação.

E não será somente medicamento que fará com que tenhamos uma boa cicatrização. A alimentação também será de grande importância e ditará se a cicatrização ocorrerá de forma adequada ou não.

Por isso, precisamos cuidar, e muito, com o que consumimos.

Proteínas

As proteínas terão papel importante na regeneração de tecidos e células, alimentos antioxidantes ajudarão na eliminação de agente agressores, vitaminas serão necessárias para aumentar a imunidade do sistema.

Primeiramente temos a água como principal ingrediente para evitarmos retenção e para auxiliar o sistema a funcionar da melhor forma.

Proteínas – carnes magras, ovos, gelatina, leites e derivados.
As proteínas terão papel importante na regeneração de tecidos e células. Na digestão delas, formam-se aminoácidos, entre eles, a arginina, que está envolvida em diversas etapas do processo de cicatrização e síntese do colágeno.

Os ovos ainda contém o zinco que será determinante para a atividade das enzimas envolvidas no crescimento celular e na síntese proteica.
Podemos ainda aumentar essa lista, com: lentilha e feijão.

Frutas

As frutas farão parte também na hidratação e são fontes de vitaminas.

As cítricas contém vitamina C, essencial para todo o processo de síntese de colágeno e aumento da imunidade. Invista em: Laranja, tangerina, kiwi, acerola, caju, goiaba branca, abacaxi e limão.

As vermelhas, como morango, framboesa, mirtilo, amora, ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos e protegem contra processos inflamatórios. Por ter ação antioxidantes auxilia na prevenção de infecções.

Vegetais

Os vegetais possuem vitaminas e minerais que auxiliam na regeneração cutânea e evita inflamações. alguns ricos em vitamina A, são: caju, milho, batata-doce, abóbora, moranga, couve, espinafre, brócolis, folhas de beterraba, chicória, alface e agrião.

Vamos aos ricos em vitamina B e E, que atuam na sustentação e preenchimento dos tecidos: Couve, escarola, espinafre e brócolis, sementes de girassol, avelã e amendoim.

Alimentos ricos em Omega 3 auxiliam na redução da inflamação e são eles: sardinha, salmão, atum, sementes de linhaça e chia.

Diversificar a alimentação trará mais qualidade de vida ao paciente nesse processo.

Bata as frutas em sucos (sem coar).

Faça sopas com os legumes.

Refeições leves e fracionadas, comendo menor quantidade, mais vezes ao dia.

Invista no cuidado com a alimentação para que sua recuperação seja a melhor e mais rápida possível.

Boa recuperação.

Beijos, Gabriela Karasek
@gabrielakarasek

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.