Dra. Marcieli Martins - Fisioterapia Dermatofuncional Curitiba

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Alimentos para cicatrização após cirurgia

Alimentos para cicatrização após cirurgia

Você sabia que a alimentação pode influenciar a cicatrização?

Além dos cuidados com o pré-operatório, é de fundamental importância, que existam cuidados com o pós-operatório, afinal, nosso corpo estará passando por mudanças e precisamos ajudá-lo na recuperação.

E não será somente medicamento que fará com que tenhamos uma boa cicatrização. A alimentação também será de grande importância e ditará se a cicatrização ocorrerá de forma adequada ou não.

Por isso, precisamos cuidar, e muito, com o que consumimos.

Proteínas

As proteínas terão papel importante na regeneração de tecidos e células, alimentos antioxidantes ajudarão na eliminação de agente agressores, vitaminas serão necessárias para aumentar a imunidade do sistema.

Primeiramente temos a água como principal ingrediente para evitarmos retenção e para auxiliar o sistema a funcionar da melhor forma.

Proteínas – carnes magras, ovos, gelatina, leites e derivados.
As proteínas terão papel importante na regeneração de tecidos e células. Na digestão delas, formam-se aminoácidos, entre eles, a arginina, que está envolvida em diversas etapas do processo de cicatrização e síntese do colágeno.

Os ovos ainda contém o zinco que será determinante para a atividade das enzimas envolvidas no crescimento celular e na síntese proteica.
Podemos ainda aumentar essa lista, com: lentilha e feijão.

Frutas

As frutas farão parte também na hidratação e são fontes de vitaminas.

As cítricas contém vitamina C, essencial para todo o processo de síntese de colágeno e aumento da imunidade. Invista em: Laranja, tangerina, kiwi, acerola, caju, goiaba branca, abacaxi e limão.

As vermelhas, como morango, framboesa, mirtilo, amora, ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos e protegem contra processos inflamatórios. Por ter ação antioxidantes auxilia na prevenção de infecções.

Vegetais

Os vegetais possuem vitaminas e minerais que auxiliam na regeneração cutânea e evita inflamações. alguns ricos em vitamina A, são: caju, milho, batata-doce, abóbora, moranga, couve, espinafre, brócolis, folhas de beterraba, chicória, alface e agrião.

Vamos aos ricos em vitamina B e E, que atuam na sustentação e preenchimento dos tecidos: Couve, escarola, espinafre e brócolis, sementes de girassol, avelã e amendoim.

Alimentos ricos em Omega 3 auxiliam na redução da inflamação e são eles: sardinha, salmão, atum, sementes de linhaça e chia.

Diversificar a alimentação trará mais qualidade de vida ao paciente nesse processo.

Bata as frutas em sucos (sem coar).

Faça sopas com os legumes.

Refeições leves e fracionadas, comendo menor quantidade, mais vezes ao dia.

Invista no cuidado com a alimentação para que sua recuperação seja a melhor e mais rápida possível.

Boa recuperação.

Beijos, Gabriela Karasek
@gabrielakarasek

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *