Diferenças entre tratamento fisioterapêutico pós-cirúrgico e drenagem linfática pós-cirúrgica.

Drenagem linfática e fisioterapia pós-cirúrgica é tudo a mesma coisa?

Muitos pacientes por não conhecerem a intervenção fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgias plásticas contratam drenagem linfática manual (DLM) pós-cirúrgica como serviço equivalente.

O que é DLM?

A drenagem linfática trata-se de uma técnica que pode ser utilizada no pós-operatório dependendo do objetivo terapêutico e da fase de cicatrização em que o paciente se encontra.

Diante disso, é essencial que os pacientes e cirurgiões compreendam a diferença de uma intervenção personalizada e a indicação isolada de uma técnica.

O uso da drenagem linfática acaba sendo usado de forma indiscriminada, ou seja, indicada sempre independente da fase de reparo que o paciente está passando.

Infelizmente, ainda há casos onde alguns profissionais vendem drenagem linfática e se quer respeitam os princípios básicos da técnica, o que acaba sendo ainda mais grave.

Em determinados momentos, como após a formação da fibrose, muitos pacientes de queixam de um edema persistente, mesmo após inúmeras sessões de drenagem. E afinal, por que isso acontece?

Quando a fibrose se instala, ou seja, uma intensa deposição de tecido cicatricial acontece de forma desorganizada. Saiba tudo sobre fibrose!

Em decorrência disso, a linfoangiogenese* passa a ser comprometida o que dificulta muito a redução do inchaço.

*linfoangiogenese é a formação de novos vasos após uma lesão.

Por outro lado, não se pode negar que realizar drenagem linfática diariamente trás alívio momentâneo porém não é resolutivo e sim paliativo.

Portanto, para que o inchaço seja solucionado é necessário a reorganização do tecido cicatricial, ou seja, um atendimento fisioterapêutico personalizado com a associação de recursos que promovam a reorganização do tecido fibrótico e dessa forma a resolução do inchaço.

Qual profissional deve realizar o pós-operatório?

Por isso é fundamental que o tratamento seja realizado pelo fisioterapeuta. A própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica faz essa recomendação.

A fisioterapia dispõe de vários recursos para que o pós-operatório transcorra atendendo às necessidades de forma individualizada e personalizada de cada paciente.

Por fim, ao decidir realizar uma cirurgia plástica, procure por um tratamento especializado e não compre “pacotes” de drenagem linfática.

O barato pode sair caro e “custar” o sucesso da sua cirurgia.

Contrate um fisioterapeuta especialista no assunto.

Invista na sua cirurgia!

Faça fisioterapia!

Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.