Dra. Marcieli Martins - Fisioterapia Dermatofuncional Curitiba

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Pós-operatório de subcisão

Pós-operatório de subcisão

Quer tratar a celulite? A subcisão tem sido uma alternativa no tratamento de celulite!

Subcisão é uma técnica cirúrgica para tratamento de qualquer tipo de depressão da pele, tais como as cicatrizes de acne, cicatrizes traumáticas ou cirúrgicas, rugas e “celulite”.

O procedimento é feito por dermatogistas ou cirurgiões plásticos, sob anestesia local.

Consiste na introdução de agulhas finas para liberação dos feixes fibróticos, ou seja, pontos de “fixação” que resultam em retração da pele.

Subcisão precisa de pós-operatório?

Entretanto, pouco se fala da importância do pós-operatório desse procedimento.

Deve-se considerar que para que esse novo trauma gerado no tecido, é necessário intervenção fisioterapêutica para não resultar em uma nova formação de tecido fibrótico.

Já é sabido e não custa lembrar: a presença de uma fibrose pode comprometer o resultado do procedimento.

A fisioterapia favorece a reorganização do tecido cicatricial formado durante o processo de reparação, pois  através de recursos manuais e o uso do taping compressivo conduz o processo cicatricial de forma ordenada.

O tratamento também acelera a reabsorção das áreas equimóticas, minimiza o acúmulo de líquido e a presença de manchas hipercrômicas (manchas escuras) causadas pelo sangramento.

O uso de bermudas compressivas deve ser indicado para otimizar o tratamento fisioterapêutico pois a força compressiva gerada contribuirá para que os benefícios mencionados acima sejam alcançados ainda mais rápido. 

Posso tomar sol após a subcisão?

Recomenda-se ainda que o paciente NÃO se exponha ao sol por pelo menos 3 meses, sob o risco de causar manchas nas áreas tratadas.

O tratamento fisioterapêutico especializado contribui para que o pós-operatório evolua de forma assertiva com resultados rápidos e satisfatórios.

Com a condução correta do processo de cicatrização, o reparo tecidual torna-se ordenado, minimizando o desenvolvimento de fibrose.

Pacientes que não são assistidos e tratados de forma adequada podem apresentar novos pontos de fibrose, comprometendo significativamente o resultado estético após a subcisão.

Invista no pós-operatório.

Invista em tratamento especializado.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Comentários

2 respostas para “Pós-operatório de subcisão”

  1. Simone disse:

    Fiz sub incisão e do lado direito do glúteo deu bastante fibrose, tinha dado seroma e a médica retirou, porém a fibrose está evidente como mordidas de pernilongo, não sei o que fazer, fiz fisioterapia porém ela não mexeu no glúteo direito pois estava com seroma , hoje 4 meses após procurei outra fisio, mas estou sem esperança de que essa fibrose saia, ou seja, tirei os furos e agora estou com ondulações elevadas!! Triste demais

    • marci martins disse:

      Olá Simone,
      Obrigada pelo contato e por seu relato.
      De onde você é?
      A fisioterapia tem recursos para tratar fibrose e aderências essas você tenha.
      Precisando de alguma orientação estou à disposição.

      Att

      Dra. Marcieli Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *