Devo acelerar a cicatrização?

Usar equipamentos para acelerar a cicatrização é indicado?

A cirurgia é um evento onde é gerada uma lesão de forma proposital, que essa desencadeará uma série de processos para que o tecido se recupere, semelhante ao estado original, conhecido por cicatrização.

Já se sabe que a cicatrização é influenciada pela intensidade do trauma, ou seja, quanto maior a remoção de gordura ou o descolamento do tecido, maior será a resposta do organismo para recuperar a lesão.

Diante disso, a cicatrização deve ou não ser acelerada?

Vale lembrar que todos os eventos desencadeados após uma lesão são respostas fisiológicas. O corpo age sozinho buscando se reequilibrar, voltar a ser o que era antes ou o mais próximo das características anteriores.

Ao utilizar recursos para acelerar o processo natural nesse período, há grandes chances da cicatrização tornar-se patológica, gerando um processo de fibrose ou cicatriz hipertrófica.

Por outro lado, durante o processo de cicatrização convencional poderá ocorrer uma intercorrência natural, inerente à resposta do organismo a lesão. Nesse caso, será necessário aplicação de estímulos adequados para que a cicatrização volte ao processo correto de reabilitação, onde as estruturas seja restabelecidas de maneira desejada. Situações como essas são frequentes quando há abertura de ponto ou até mesmo a presença de seroma. Clique aqui e saiba como ter uma cicatriz perfeita.

Portanto, acelerar ou não o processo de cicatrização é uma decisão terapêutica que deve ser adotada pelo fisioterapeuta que está conduzindo o paciente, diante das condições apresentadas e respostas ao tratamento proposto.

Terão momentos que acelerar esse processo será necessário para garantir que a cicatriz não abra. Já em outros casos, acelerar a cicatrização resultará com o aumento do quadro de fibrose, fato indesejado.

Aos pacientes o meu conselho é: Não acreditem em protocolos prontos! Não existe “receita” ideal para todos os pacientes. Os critérios devem ser avaliados caso a caso, e o acompanhamento dos resultados obtidos é fundamentam para o sucesso da cicatrização.

Cada momento é único e o tratamento poderá ser a “sua salvação” ou a “sua condenação”.

Por isso, invista em um profissional que tenha domínio para estimular ou inibir e assim propiciar a cada fase um atendimento personalizado as necessidades apresentadas.

Invista em sua cirurgia!
Faça fisioterapia!

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.