Rippling: tratamento fisioterapêutico ou tratamento médico?

Presença de dobras após colocação de prótese mamária: tratamento médico

O que é rippling?

Rippling é o nome dado para presença de dobras na prótese mamária que acabam sendo percebidas como um enrugamento na pele na região das mamas.

Normalmente, ocorre após a colocação de prótese mamária no plano subglandular (acima do músculo e abaixo da glândula mamária).

Entretanto, não se pode descartar que não aconteça nas próteses inseridas no plano submuscular (abaixo do músculo).

Há relatos de mulheres que apresentaram o rippling somente após a gestação/amamentação.

Provavelmente, isso está relacionado ao fato de durante a gestação e amamentação ocorrer um aumento do volume das mamas e após o desmame os seios reduzem de tamanho, favorecendo o aparecimento de dobras e/ou áreas “enrugadas” nas mamas.

Algumas mulheres relatam a presença dessas dobras somente ao se abaixarem.

Fisioterapia pode tratar o rippling?

Pacientes recorrem ao profissional que realizou o pós-operatório para saber se a fisioterapia pode tratar a presença de dobras/enrugamento nas mamas.

Infelizmente, a fisioterapia não proporciona melhora estética do rippling.

Por se tratar de uma alteração da prótese mamária, somente o tratamento médico com enxertia de gordura ou até mesmo uma nova cirurgia darão um visual mais satisfatório.

É de suma importância que o paciente discuta com o cirurgião todas as possibilidades de tratamento, buscando uma forma de solucionar essa alteração.

O fisioterapeuta deve reconhecer os limites da atuação fisioterapêutica e atuar somente dentro das competências e da ética profissional.

Como tratar o rippling?

Como mencionado acima, o tratamento é realizado pelo cirurgião plástico.

A conduta adotada poderá depender do tempo de cirurgia, do plano de inserção da prótese (abaixo ou acima do músculo), volume da prótese, entre outros critérios poderão ser considerados.

O médico poderá optar por enxertia de gordura ou optar por realizar uma nova cirurgia para aumentar o volume da prótese e/ou alterar o plano de inserção.

A paciente deverá realizar uma consulta com o cirurgião de sua confiança e de acordo com a avaliação optar pela conduta que melhor atenderá as expectativas e particularidades de cada caso.

Tem  alguma dúvida? Deixe o seu comentário.


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.