07 Motivos para se investir no pós-operatório de cirurgia plástica

O pós-operatório de cirurgia plástica envolve desde a aquisição da cinta e do uso dos remédios prescritos pelo cirurgião plástico até a escolha do profissional fisioterapeuta que realizará os atendimentos.

Seguir rigorosamente as orientações de todos os profissionais envolvidos contribui para o sucesso do procedimento.

Infelizmente, a maioria dos pacientes se preocupam apenas em escolher “o melhor cirurgião plástico” e no pós-operatório o objetivo é economizar. Assim, o único critério utilizado para escolher o profissional que realizará os atendimentos pós-cirúrgicos é o valor do tratamento.

Todo profissional, que estuda e busca constante aprendizado e atualização para oferecer o que há de melhor no tratamento pós-operatório, sem dúvida, agregará valor ao tratamento oferecido.

É importante ressaltar, que há diferenças significativas entre os tratamentos pós-operatórios baseados somente em drenagem linfática manual e os tratamentos fisioterapêuticos com associação de recursos que possibilitam uma recuperação global, reorganização tecidual e equilíbrio entre todas as estruturas envolvidas (pele, subcutâneo, músculo, articulações, nervos, etc.), bem como, minimização e tratamento de intercorrências e complicações (leia mais sobre Pós-operatório de cirurgia plástica). Para facilitar a compreensão do assunto em questão, elaborei 07 motivos para se investir no pós-operatório.

1. Os pacientes, ao agendar a cirurgia, não se atentam ao tempo que terão para se recuperar. Algumas cirurgias exigem poucos dias para que o paciente retorne ao trabalho. Entretanto, há procedimentos mais demorados e que vão demandar mais dias para a completa alta. Ter uma pessoa para auxiliar nas atividades domésticas, higiene pessoal, colocação de cinta é fundamental para uma boa recuperação.

2. A cinta modeladora auxiliará na evolução do pós-operatório e no resultado da cirurgia plástica. Querer economizar na compra dela não é uma escolha inteligente. Tendo em vista que o paciente usará a cinta, em média, por 03 meses, adquirir um produto de qualidade possibilitará que ela dure por esse período e que os objetivos almejados com o uso aconteçam.

3. É bastante comum o paciente não se preparar financeiramente para todos os gastos do pós-operatório. Só que intercorrências acontecem e é preciso entrar com medicações específicas. Não comprar os remédios prescritos pelo cirurgião pode comprometer todo o sucesso da cirurgia e a saúde do paciente.

4. A fisioterapia pós-operatória de cirurgia plástica tem como objetivo restabelecer as funcionalidades do indivíduo e permitir que o resultado almejado com o procedimento cirúrgico seja alcançado. Durante o processo de cicatrização, intercorrências serão inerentes ao procedimento. Assim, tudo deve ser conduzido para que os problemas sejam contornados e o resultado não seja comprometido.

5. Drenagem linfática é a técnica mais conhecida e indicada pelos cirurgiões plásticos já que ajudará na redução do edema e melhora do quadro doloroso. Porém, as desordens de cicatrização não respondem bem ao tratamento baseado somente em drenagem linfática. O uso de técnicas que possibilitam uma reorganização do tecido em cicatrização é imprescindível para o sucesso da cirurgia e minimização dessas intercorrências que são aguardadas após o trauma cirúrgico.

6. Os critérios para se escolher o profissional que realizará o pós-operatório é tão importante quanto os critérios utilizados para definir o cirurgião que realizará a cirurgia. O fisioterapeuta é único profissional habilitado para reabilitar e conduzir o tratamento após o procedimento cirúrgico.

7. O sucesso da tão sonhada cirurgia depende do pós-operatório. Seguir todas as recomendações do fisioterapeuta e do cirurgião plástico, sem dúvida, permitirá que o paciente saia satisfeito com o resultado.

Ótima recuperação!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.