Dra. Marcieli Martins - Fisioterapia Dermatofuncional Curitiba

  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • 07 Motivos para se investir no pós-operatório de cirurgia plástica

07 Motivos para se investir no pós-operatório de cirurgia plástica

Cirurgia Plástica Curitiba

O pós-operatório de cirurgia plástica envolve desde a aquisição da cinta e do uso dos remédios prescritos pelo cirurgião plástico até a escolha do profissional fisioterapeuta que realizará os atendimentos.

Seguir rigorosamente as orientações de todos os profissionais envolvidos contribui para o sucesso do procedimento.

Infelizmente, a maioria dos pacientes se preocupam apenas em escolher “o melhor cirurgião plástico” e no pós-operatório o objetivo é economizar. Assim, o único critério utilizado para escolher o profissional que realizará os atendimentos pós-cirúrgicos é o valor do tratamento.

Todo profissional, que estuda e busca constante aprendizado e atualização para oferecer o que há de melhor no tratamento pós-operatório, sem dúvida, agregará valor ao tratamento oferecido.

É importante ressaltar, que há diferenças significativas entre os tratamentos pós-operatórios baseados somente em drenagem linfática manual e os tratamentos fisioterapêuticos com associação de recursos que possibilitam uma recuperação global, reorganização tecidual e equilíbrio entre todas as estruturas envolvidas (pele, subcutâneo, músculo, articulações, nervos, etc.), bem como, minimização e tratamento de intercorrências e complicações (leia mais sobre Pós-operatório de cirurgia plástica). Para facilitar a compreensão do assunto em questão, elaborei 07 motivos para se investir no pós-operatório.

1. Os pacientes, ao agendar a cirurgia, não se atentam ao tempo que terão para se recuperar. Algumas cirurgias exigem poucos dias para que o paciente retorne ao trabalho. Entretanto, há procedimentos mais demorados e que vão demandar mais dias para a completa alta. Ter uma pessoa para auxiliar nas atividades domésticas, higiene pessoal, colocação de cinta é fundamental para uma boa recuperação.

2. A cinta modeladora auxiliará na evolução do pós-operatório e no resultado da cirurgia plástica. Querer economizar na compra dela não é uma escolha inteligente. Tendo em vista que o paciente usará a cinta, em média, por 03 meses, adquirir um produto de qualidade possibilitará que ela dure por esse período e que os objetivos almejados com o uso aconteçam.

3. É bastante comum o paciente não se preparar financeiramente para todos os gastos do pós-operatório. Só que intercorrências acontecem e é preciso entrar com medicações específicas. Não comprar os remédios prescritos pelo cirurgião pode comprometer todo o sucesso da cirurgia e a saúde do paciente.

4. A fisioterapia pós-operatória de cirurgia plástica tem como objetivo restabelecer as funcionalidades do indivíduo e permitir que o resultado almejado com o procedimento cirúrgico seja alcançado. Durante o processo de cicatrização, intercorrências serão inerentes ao procedimento. Assim, tudo deve ser conduzido para que os problemas sejam contornados e o resultado não seja comprometido.

5. Drenagem linfática é a técnica mais conhecida e indicada pelos cirurgiões plásticos já que ajudará na redução do edema e melhora do quadro doloroso. Porém, as desordens de cicatrização não respondem bem ao tratamento baseado somente em drenagem linfática. O uso de técnicas que possibilitam uma reorganização do tecido em cicatrização é imprescindível para o sucesso da cirurgia e minimização dessas intercorrências que são aguardadas após o trauma cirúrgico.

6. Os critérios para se escolher o profissional que realizará o pós-operatório é tão importante quanto os critérios utilizados para definir o cirurgião que realizará a cirurgia. O fisioterapeuta é único profissional habilitado para reabilitar e conduzir o tratamento após o procedimento cirúrgico.

7. O sucesso da tão sonhada cirurgia depende do pós-operatório. Seguir todas as recomendações do fisioterapeuta e do cirurgião plástico, sem dúvida, permitirá que o paciente saia satisfeito com o resultado.

Ótima recuperação!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *