Fisioterapia no Pré-operatório de Cirurgia Plástica

“Organize sua Cirurgia Plástica: Entenda as etapas, e evite surpresas, inicie pelo pré-operatório”

A atuação do fisioterapeuta no pré-operatório embora seja pouco explorada, pode ser um enorme diferencial da atuação fisioterapêutica em Cirurgias Plásticas.

O conhecimento sobre as consequências de um procedimento cirúrgico, nos permite minimizar ou neutralizar o risco, possibilita ao paciente melhora na consciência sobre o processo cirúrgico e a reabilitação.

A Fisioterapia Dermatofuncional fundamentada em conceitos científicos sólidos muito tem contribuído tanto no pré quanto no pós-operatório, prevenindo e/ou tratando as respostas advindas das intervenções cirúrgicas, possibilitando ainda a diminuição da ansiedade pós-operatória, edemas recorrentes do trauma cirúrgico, fibroses e cicatrizes.

Entretanto, a eficiência de uma cirurgia não depende somente do seu planejamento cirúrgico, mas também da intervenção e cuidados pré, intra e pós operatórios, o que tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado satisfatório, fomentando o envolvimento e atuação interdisciplinar.  O ato cirúrgico constitui uma agressão tecidual que, mesmo bem direcionado, pode prejudicar a funcionalidade destes tecidos.

O atendimento fisioterapêutico pré-operatório da cirurgia plástica possibilita ao profissional o acesso prévio a este paciente podendo desta forma detectar possíveis disfunções de caráter físico funcional que poderiam acarretar em atraso na reabilitação do mesmo, ou ainda permite que neste momento o fisioterapeuta encoraje o paciente ao retorno as suas atividades de vida diária de maneira orientada e segura.

Sabe-se que a cinesiofobia não é incomum, assim como a mobilidade músculo esquelética se faz importante no processo de reparo, portanto as teorias de imobilidade no pós-operatório não se fazem atuais e precisam ser esclarecidas ao paciente.

A consulta pré-operatória pode ser um veículo importante para que se oportunize ao paciente possíveis abordagens prévias a cirurgia, a exemplo do preparo da pele e ou higienização profunda antecedente a uma rinoplastia. Cirurgia esta que dificulta a mobilização e ou extração de comedões nos próximos 60 a 90 dias.

Da mesma forma a abordagem cardiopulmonar a pacientes com história pregressa de doenças pulmonares e ou restritivas se faz importante também neste momento prévio.

Porém se você não tem historia pregressa, na consulta pré operatória seu fisioterapeuta pode traçar objetivos importantes a exemplo de prevenir quadro de atelectasia e embolia pulmonar, além de diminuir o uso de musculatura acessória contribuindo para uma melhora na postura cifótica e cansaço associado ao pós-operatório.

Por fim, percebe-se que quanto mais orientado e seguro o paciente estiver sobre o processo cirúrgico e pós-cirúrgico, melhor será a condução do mesmo pelos profissionais da equipe.

Vai operar?

Decidiu a data?

  • Agende sua consulta pré-operatória com o FISIOTERAPEUTA, dessa forma, você terá um planejamento seguro de todas as etapas que envolvem sua cirurgia.

SEJA FELIZ COM SUA CIRURGIA E OS RESULTADOS QUE ELA LHE TRARÁ!


Drª Karina Ferreira

Crefito 59413

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Mestre em Ciências da Saúde

 

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.