Como reconhecer um tratamento fisioterapêutico diferenciado na cirurgias plásticas

Está planejando realizar uma cirurgia plástica?

Realizar a tão sonhada cirurgia plástica, para muitos, é um processo que dura alguns meses ou até anos. Envolve planejamento financeiro, escolha do cirurgião plástico, realização de exames, organização para o período de afastamento do trabalho, cuidados com os filhos, e etc.

Com tantas etapas a serem cumpridas até a cirurgia, muitas vezes o pós-operatório passa despercebido na fase do planejamento cirúrgico. No entanto, é uma etapa tão importante quanto a própria cirurgia. É durante o pós-operatório que o resultado final da cirurgia será alcançado.

Vale lembrar que realizar um tratamento pós-operatório não é sinônimo de realizar drenagem linfática manual ou ainda associar o uso do ultrassom.

O tratamento preconizado por profissionais fisioterapeutas é a reabilitação, ou seja, contribuir com a recuperação de todos os tecidos envolvidos no procedimento cirúrgico e também as estruturas que consequentemente serão acometidas durante o pós-operatório, promovendo a reabilitação após a intervenção cirúrgica.

A condução dessa importante fase realizada pelo fisioterapeuta deve abranger a associação de recursos fisioterapêuticos em prol na melhor qualidade de vida, condução do processo de cicatrização, controle da dor, manutenção dos movimentos, prevenção e tratamento de fibrose, deiscência de suturas e outras intercorrências e complicações que podem ser controladas, bem como realizar as orientações que venham contribuir com a recuperação funcional e com o resultado estético almejado com a cirurgia.

Por tudo isso, vincular o tratamento a uma única técnica é oferecer ao paciente um tratamento incompleto que na maioria das vezes não atenderá à todas necessidades do pós-operatório. Nos últimos anos, a própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tem orientado que o pós-operatório de cirurgia plástica seja realizado por um fisioterapeuta.

Para auxiliar os pacientes na escolha do profissional que realizará o tratamento pós-cirúrgico, segue abaixo algumas dicas de como reconhecer um tratamento fisioterapêutico diferenciado:

  • Consulta fisioterapêutica;
  • Avaliação personalizada à necessidade de cada paciente;
  • Prontuário fotográfico;
  • Discussão das opções de tratamento (pré-operatório, intraoperatório e pós-operatório) e os seus benefícios para ao sucesso da cirurgia;
  • Orientações sobre os cuidados pós-operatórios;

Essas e muitas outras dicas podem ser informadas e executadas pelo fisioterapeuta preparado para atuar no processo de reabilitação pós-cirúrgica.

Investir no pós-operatório pode ser decisivo no sucesso da qualidade de vida durante o pós-operatório e também resultado final da cirurgia.

Invista no pós-operatório!

Consulte um fisioterapeuta!

Faça fisioterapia!


Dra. Marcieli Martins

Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional

Tratamento especializado em pós-operatório de cirurgias plásticas em Curitiba/PR

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.