Dor de cabeça pós anestesia: o que pode estar acontecendo?

Dor de cabeça no pós-operatório

A dor de cabeça (cefaléia) no pós-operatório pode ocorrer após realização da raquianestesia, após punção para retirada de líquido cefalorraquiano(LCR) para exames laboratoriais e após perfuração acidental da dura-máter, na tentativa de realização da anestesia peridural.

Alguns fatores estão relacionados com o seu aparecimento, como a idade adulta e o diâmetro do orifício de perfuração das meninges dura-máter e aracnóide. Alguns desenvolvem um tipo de cefaléia que chega a ser incapacitante.

Esta cefaléia é descrita desde 1898, quando Augusto Karl Bier submeteu seus pacientes a cirurgia sob o efeito da raquianestesia e ficou curioso com o fato de que esses desenvolveram cefaléia e vômitos após o ato.

Resolveu submeter-se e o seu assistente à mesma técnica, observando que ambos apresentaram os mesmos sintomas. Dessa forma, descreveram pela primeira vez a clássica cefaleia pós punção.

Esta tem como característica melhorar com o decúbito dorsal e piorar quando na posição ereta. Tem como causa a perda de liquor com diminuição da pressão do LCR, que acarreta tração de estruturas sensíveis do cérebro e provoca a dor cefálica. Sua frequência varia de 0,4% a menos que 3% quando o procedimento é realizado com cuidados de prevenção.

A fisiopatologia é diretamente relacionada com uma perda maior que a produção do liquor. O sistema nervoso central é sustentado e envolvido pelo LCR, sendo desta forma protegido, por aproximadamente 150 ml.

A cada oito horas são produzidos e renovados cerca de 500 ml. Quando a perda do LCR é maior que a sua produção, dá início a diminuição de sua pressão, resultando em tração das estruturas cerebrais como meninges, nervos e vasos cranianos, agravando-se na posição ereta. 

A cefaleia pós-punção da dura-máter instala-se, em 90% dos casos, até o terceiro dia após a punção. Em 66% dos casos, os sintomas iniciam-se nas primeiras 48 horas. 

Raramente a cefaleia desenvolve-se entre o quinto e o 14o. dia após o procedimento. A cefaleia distribui-se predominantemente nas regiões frontal e/ou occiptal, podendo irradiar-se para o pescoço e ombros.

O grau de intensidade é extremamente variável, sendo classificada como leve, moderada e grave. A dor é exacerbada pelo movimento da cabeça e em ortostatismo e é aliviada pela adoção de decúbito horizontal.

O aumento da gravidade da cefaleia em posição ortostática é condição sine qua non desse evento pós-punção da dura-máter. Outros sintomas como náuseas, vômitos, distúrbios auditivos (hipoacusia, zumbidos), distúrbios visuais (fotofobia, diplopia) e até paralisia de nervos cranianos podem acompanhar o quadro de cefaleia pós-punção.

Em 72% dos casos os sintomas de cefaleia regridem em sete dias e 87% têm resolução em seis meses. Em uma minoria de pacientes a cefaleia pode persistir por mais tempo.

 





O tratamento da cefaleia pós-punção da dura-máter envolve uma série de medidas que variam de acordo com a intensidade desse distúrbio, compreendendo tratamentos conservadores até procedimentos mais invasivos.

Repouso em posição supina, hidratação, analgésicos e anti-inflamatórios não-esteroidais são medidas usualmente empregadas. Quando o manejo conservador é insatisfatório ou a cefaleia é grave e incapacitante, o tampão sanguíneo epidural é. o tratamento de escolha.

O mecanismo de ação seria a oclusão da perfuração localizada na dura-máter pelo sangue depositado no espaço peridural, impedindo a perda de LCR. Com o paciente posicionado em decúbito lateral, o espaço peridural é localizado em nível da punção da dura-máter ou no espaço intervertebral abaixo.

Em torno de 20 mL de sangue autólogo retirados do braço do paciente são injetados lentamente pela agulha de peridural. A técnica tem sucesso em 70 a 98% das vezes se realizada após 24 horas da punção da dura-máter.

A cefaleia pós-punção da dura-máter é uma complicação que deve ser tratada agressivamente, por representar causa primária de morbidade e aumento da permanência hospitalar para os pacientes.

Texto por Dr. Bruno Viesa Dissenha.
Anestesista

Referências:
http://rmmg.org/exportar-pdf/1233/v19n3s1a07.pdf
https://www.sbahq.org/resources/pdf/atotw/395.pdf
http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2010/RN1803/238%20atualizacao.pdf

Nossa missão é simplificar e potencializar o caminho para o sucesso dos nossos clientes no mercado agrícola.

Ao assumir o compromisso de ser o parceiro ideal para nossos clientes, dedicamos nosso conhecimento, experiência e capacidade de desenvolvimento para criar soluções sob medida, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente no crescimento de seus negócios.

Obtenha um orçamento personalizado para suas necessidades agora mesmo!

Design por Estúdio Romma. Todos os direitos reservados. Terceirize Agro – Julho de 2023.