Fibrose pós-lipo: é possível evitá-la?

A fibrose pós-lipo é uma das intercorrências mais temidas no pós-operatório e sem dúvida, a maior causa de insatisfação com o procedimento realizado.
A fibrose é resultado da “agressão” gerado pela cânula, ou seja, é uma resposta fisiológica que ocorre para cicatrizar a região submetida à cirurgia.
Na lipoaspiração, o trauma é muito intenso e o processo de cicatrização é proporcional, ou seja, quanto maior o trauma, maior será a formação de tecido de cicatrização podemos resultar em excesso de tecido cicatricial caracterizado como fibrose.
Por se tratar de um processo de cicatrização, a deposição do tecido cicatricial precisa acontecer para reparar a lesão deixada pela cânula.
Entretanto, com avanço da atuação do fisioterapeuta no pós-operatório de cirurgia plástica, é possível conduzir o processo de cicatrização para que a cicatrização aconteça sem excessos e de forma organizada, não resultando em irregularidades, “nodulações” e áreas enrijecidas que podem causar dor, limitação dos movimentos e comprometer a tão sonhada lipoaspiração.
LTF® – Liberação Tecidual Funcional
O grande diferencial do fisioterapeuta que atua com terapia manual, mais especificamente com a técnica LTF ® (Liberação tecidual funcional), é permitir que o tecido cicatricial se instale respeitando as fases de cicatrização, e o mais importante, sem jamais estimulá-la. Para assim evitar o excesso de tecido de cicatrização (fibrose). Leia mais sobre LTF.
Utilização de aparelhos no pós-operatório
O uso de alguns recursos eletroterapêuticos (como ultra-som, radiofrequência, etc.) podem aumentar a síntese de colágeno e a resolução da fibrose demora acontecer e em muitos casos ela não acontece.
Evitar ou minimizar a formação de fibrose?
A atuação do fisioterapeuta pode ser iniciada ainda no centro cirúrgico (CC), com o objetivo de controlar o mais precoce possível a região operada.
Quando o tratamento não é iniciado em CC, o ideal é que em no máximo 48 horas o tratamento fisioterapêutico seja iniciado.
Com 48 horas ainda é possível reduzir a fase inflamatória, ou seja, com a fase inflamatória acontecendo de forma menos intensa a fase proliferativa (fase da formação da fibrose propriamente dita) acontecerá de forma mais branda e a reorganização do tecido de cicatrização acontecerá mais facilmente.
A fase proliferativa acontece, em média, entre o 7º e o 15º dia. Tratamentos iniciados após este período, terão uma resolução mais demorada, por outro lado, se o tratamento for feito de forma adequada a fibrose será reorganizada e não comprometerá a cirurgia.
Conduzir o processo de cicatrização, significa evitar o excesso mas o tecido cicatricial precisar estar presente para que a evolução do pós-operatório aconteça e o paciente retorne a sua vida normal.
Fibrose pós-lipo: é possível evitá-las?
Não…não é possível evitar “fibrose fisiológica” (cicatrização da região operada), o que é possível de ser evitado são as fibroses em excesso, desorganizadas e irregulares.
Por outro lado, é totalmente plausível através de tratamentos adequados permitir que o tecido de cicatrização seja depositado apenas para cumprir seu importante papel na cicatrização dos tecidos lesionados. Dessa forma, a “fibrose” acontecerá de forma controlada, menos intensa e mais organizada.
Com o tratamento adequando, o fisioterapeuta consegue minimizar/controlar a formação de tecido de cicatrização (fibrose) em causar prejuízos para o resultado final da Lipoaspiração.
Toda fibrose tem tratamento!
Procure um fisioterapeuta para realizar o tratamento pós-operatório.
É importante frisar que, tratamento pós-operatório NÃO é sinônimo de drenagem linfática manual ou drenagem linfática manual e ultra-som (em breve, este assunto será abordado por aqui).
A fisioterapia pode oferecer muito mais aos pacientes no pós-operatório de Lipoaspiração.
Valorize e invista no pós-operatório! Sua cirurgia merece esse cuidado!
Tem dúvidas? Deixe seu comentário abaixo. Terei o maior prazer em levar informação para que o seu pós-operatório seja um sucesso.
Dra. Marcieli Martins
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Olá Marcos.
Obrigada pela mensagem.
Fico feliz em saber que você gostou do meu conteúdo e que de alguma forma eu pude auxilia-lo.
Caso tenho dúvidas ou sugestões pode enviar que eu farei o possível para contribuir com mais informações.
Grata.
Tirei muitas duvidas com essas informações, obrigada!
Fico feliz Pricila.
Obrigada pelo recadinho!
Um abraço.
Dra. Marcieli Martins
Estou com fibrose no dorso do lado direito e esquerdo, tenho 15 dias de cirurgia. Estou fazendo drenagem, mas não estou vendo melhoras. O que faço?
Olá Fabiana td bem?
Muito obrigada pelo contato.
Você precisa buscar um fisioterapeuta especializado em pós-operatório.
Drenagem linfática não trata fibrose. Não insista em tratamentos que não esteja dando certo.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Dra. Marcieli Martins.
Estou com fibrose no abdômen inferior hoje faz 54 dias da minha cirurgia fiz uma Hidrolipo!
Estou fazendo LTF fiz 3 sessões
Tem mais alguma coisa que posso fazer ??
Por favor.
Olá Lucilia td bem?
Terapia manual é o padrão ouro de tratamento mesmo.
Acredito que vc terá bons resultados.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Ótimo texto. Queria saber em quanto tempo a fibrose diminui com LTF? Obrigada
O tratamento com terapia manual depende de uma avaliação minusiosa. Não consigo te dizer em quanto tempo você demoraria para realizar o seu tratamento completo.
A terapia manual é operador dependente.
Por isso, seja criteriosa na escolha do profissional que irá realizar o seu tratamento de fibrose.
Porém, o tratamento apresenta melhora a cada atendimento.
Após 01 atendimento já é possível se ter melhora.